Diante do desconhecido e do inesperado, um sorriso carinhoso é um alento à alma. Neste momento, um grande número de pessoas em todo o mundo está dentro dos hospitais, trabalhando ou lutando pela própria vida, por conta do novo coronavírus. Em alguns casos, as equipes que atuam nos hospitais e os pacientes se tornam por longos períodos a única companhia um do outro. E, além do cuidado físico é preciso também aquele que aquece o coração e, trazer uma palavra de carinho para os pacientes nesse momento delicado, repercutiu de forma positiva, assim como motivou a equipe da Santa Casa de Alegrete.
“Certamente Deus está contigo!; Deus é bom o tempo todo! Conselho do dia: não deixe de confiar, estamos orando por você; Se até as palavras têm força, imagina uma oração. Estamos orando por você!” – essas são algumas das mensagens que estão nas marmitas dos pacientes ala Covid-19.
A ideia de levar apoio em palavras para os pacientes em isolamento por causa da Covid-19, foi das copeiras da Santa Casa. Elas fazem a higienização de todas as embalagens e escrevem as mensagens nas tampas.
A iniciativa tem emocionado os pacientes, descreveu a nutricionista Thais Martins Pellegera.” As frases de apoio são escritas nas tampas das embalagens. A primeira coisa que eles fazem é olhar a mensagem. Tem sido algo com um comovente resultado. De certa forma é o acolhimento e o abraço que não podem receber naquele momento” comentou.
“Todos os dias as copeiras são responsáveis pelas frases com o objetivo de levar mensagens de apoio, motivação e isso fortalece a fé e esperança do paciente. Esses pacientes ficam de 5 a 30 dias no hospital, sem contato com os familiares. São mensagens para eles não se sentirem sozinhos nesse momento”, ressalta a nutricionista Thais.
O mais importante é evidenciar que, mesmo em momento delicado, não é somente com medicamentos que os pacientes internados na ala Covid-19 estão sendo tratados.
A alimentação está com esse toque especial, são pitadas de amor e uma dose extra de carinho. Os pacientes internados nesta ala estão isolados dos demais e não podem receber visitas. Isso contribui pra que eles fiquem sem apetite, tristes e até depressivos. A ideia é fazer com que os pacientes se sintam mais acolhidos e valorizados, já que refeição geralmente lembra momentos com a família.
Desde que iniciou a pandemia, os profissionais de saúde estão cada vez mais sendo destacados e valorizados. Mas esta situação só veio para demonstrar que há seculos esses profissionais cuidam e se doam para salvar vidas. Além dos médicos enfermeiros e técnicos, há uma retaguarda que passa por vários setores em um hospital, desde a higienização, lavanderia, copeiras, cozinheiras, recepcionistas administração, entre outros.
Flaviane Antolini Favero