A celebração teve início com apresentações de Marco Antonio Saldanha, diretor de gestão da SECEL, e Milena Antunes, 1ª Prenda da 4ª Região Tradicionalista, e do radialista Giovane Moraes. Durante o evento, o Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Rodrigo Guterres, e o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Relações Internacionais (SEDETUR), Fernando Ferreira da Costa Lucas, se dirigiram ao público, reconhecendo o trabalho das equipes envolvidas na realização do evento.
A incessante busca pela mãe que o abandonou em 1997; veja a comovente história de Vinícius
O prefeito em exercício e prefeito eleito, Jesse Trindade, destacou o aumento de eventos culturais na cidade e afirmou que pretende intensificar o ritmo de trabalho a partir de janeiro. A programação continuou com apresentações das invernadas pré-mirim e juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha, acompanhadas pela participação dos Cavaleiros do Alegrete, grupo que homenageia a história e cultura local.
O historiador Silvio Carvalho relembrou a importância do General José de Abreu na fundação de Alegrete, com um discurso que mencionou a cavalgada e as palestras realizadas em agosto, como parte dos eventos históricos da cidade. Os Fagundes – formado por Ernesto Fagundes, Neto Fagundes e Paulinho Fagundes – apresentaram músicas tradicionais que homenageiam o município, compartilhando histórias sobre a origem do Canto Alegretense que é um hino, e quando entoado energizou a plateia, além de lembranças da infância, de quando jovens, e de familiares ligados à cidade, e finalizando a noite com o tradicional canto de parabéns.
Nunca ninguém vai saber o que teria provocado essas cenas nas ruas da cidade
A programação foi concluída com o canto de parabéns à cidade. Devido a mudança climática, a continuidade da festa foi transferida para este sábado, 26, com apresentações programadas do grupo Temperado a Gaitaço, Zuli, que traz clássicos do rock ao piano, e o encerramento com Hemerson Mendonça e Banda.
Fotos: Alisson Machado