Nova Secretária de Saúde reconhece os muitos desafios que têm pela frente

Com cinco meses do início da pandemia, devido a saída dos Secretários progressistas, uma das Secretarias que teve substituição foi a Saúde. Esta, além de ser a segunda maior da administração em número de servidores, serviços e frota de veículos, também, tem sido uma das mais importantes à frente do Combate ao novo coronavírus.

E para este novo desafio, a vaga foi preenchida pela ex-diretora do Fundo Municipal de Saúde entre 2017 e 2020, Haraceli Fontoura de Oliveira, de 42 anos.

Além do Comitê de enfrentamento à Covid-19, Haraceli também está exercendo um trabalho à frente de 20 Estratégias de Saúde da Família ESF  (sendo 16 físicas), assim como o PAM Central e o Centro Social Urbano.

A reportagem do PAT, conversou com a Secretária para saber como ela está encarando este novo desafio e também para falar um pouco mais sobre o seu currículo.

A Secretária de Saúde, Haraceli Fontoura de Oliveira, é casada e tem um filho. A alegretense já tem uma vasta passagem pela secretaria de saúde, desde o ano de 2017, trabalha exclusivamente nesta pasta. lembra que neste período afastou-se apenas 30 dias por problemas de saúde. Ao retornar, houve o pedido do prefeito Márcio Amaral, para continuar apoiando a administração neste atual momento de pandemia. “Acredito que minha resposta não poderia ser diferente, pois nunca me afastei dessa situação, ao contrário, estive presente desde o primeiro Decreto, trabalhando dia e noite no enfrentamento deste caos da saúde pública mundial” – destacou.

Haraceli ressalta que vai dar continuidade no trabalho já realizado junto à excelente equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria, assim como, deverá em conjunto fazer alguns ajustes, melhorias e planejamentos sempre em prol da população.  O principal foco atualmente é o confronto ao novo coronavírus, por esse motivo uma atenção às testagens, aos pacientes com síndromes gripais sem deixar de atender e acolher todas as demais pessoas que precisam de atendimento junto às ESFs.

” Um dos objetivos também é verificar todos os casos de isolamento domiciliar com acompanhamento dos agentes de saúde, fazer parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para ampliar os cuidados às famílias, manter as fiscalizações integradas, reforçar os atendimentos nas ESFs e tentar implementar o agendamento eletrônico para evitar filas.

Diante do meu conhecimento administrativo-financeiro e de gestão, acredito que posso contribuir de forma mais ampla juntamente com a equipe técnica que são excelentes profissionais. Essa mesma equipe já atuava na gestão da ex-secretária Bianca Casarotto que realizou um trabalho incansável, em especial neste período de pandemia. Quero dizer aos usuários e a população que estarei a seus serviços e sempre à disposição de todos”- completou.

Um pouco mais sobre a Secretária Haraceli:

Graduada desde 2003 em administração, trabalhou por nove anos na empresa Adicon, posteriormente serviu o Exército Brasileiro de 2008 a 2016 como sargento temporário no 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, onde atuou em funções inerentes à formação e setor financeiro da Unidade Militar.

Por ter conhecimento em administração pública, gestão de pessoas, licitações e contratos foi convidada pelo Prefeito Márcio Amaral para atuar na gestão 2017/2020. ” Nunca tive medo de desafios e aceitei esse compromisso com o intento de colaborar com a cidade que acolhe a minha família. Neste período trabalhou  na função de Diretora do Fundo Municipal de Saúde da pasta. À frente do cargo, Haraceli autorizou compras e contratos via setor financeiro, controle de recursos recebidos, sempre participando das decisões econômicas e financeiras da Secretaria da Saúde que iniciou com o médico José Fábio Pereira e posteriormente a enfermeira Bianca Casarotto. ” Em eventuais afastamentos, eu os substituía” – relembrou.