O Novembro Roxo é o mês internacional de prevenção e sensibilização da prematuridade e o dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade.
Conforme médica neonatologista Marilene Campagnolo, responsável técnica pela UTI Neonatal da Santa Casa de Alegrete, a campanha enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais. “Dando um realce à importância da presença dos pais dentro da UTI Neo Natal”.
Segundo o Ministério da Saúde, nascem no Brasil 340 mil bebês prematuros por ano, o equivalente a 931 por dia ou 6 a cada 10 minutos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, nascem 15 milhões de bebês prematuros no ano e praticamente 1 milhão desses bebês vão a óbito. “Esse tema tem que ser debatido, pois precisamos reduzir essas estatísticas. Além da perda dos bebês e do impacto nas suas famílias, a prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, como problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares e problemas de aprendizado e comportamentais”, alerta a médica.
Outra questão está relacionada ao planejamento familiar e a importância do pré-natal. “Este é o ponto de partida para a prevenção do parto prematuro e mesmo diante de todas as tecnologias que temos hoje dentro das UTI´s Neo Natal, é extremamente importante que a gente convença as mães gestantes de que é melhor lugar para os bebês ficarem até as 40 semanas, é dentro da barriga da mãe”.
Para a Santa Casa, outro importante ponto diz respeito a necessidade da educação e formação contínua dos profissionais que atuam desde o pré-natal até o pós-parto, visando qualificar o modelo assistencial e diminuir as taxas de parto prematuro e mortalidade infantil. “Nesse sentido, nossa instituição apoia e investe na promoção de cursos e palestras sobre temas voltados a este tema”, conclui o presidente Roberto Segabinazzi.