Núcleo de Assistência Técnica e Extensão de Alegrete apresenta resultados da safra de arroz

Os resultados obtidos em relação a produtividade média na safra 2020/21 em Alegrete, corresponde ao grau do potencial de produtividade das cultivares semeadas.

Lavoura de arroz interior de Alegrete
Lavoura de arroz interior de Alegrete

Em Alegrete o IRGA conta com a equipe do 9° NATE composta por um quadro técnico, uma assistente administrativa e mais recentemente um assessor para bem atender as demandas da cadeira arrozeira dos municípios de Alegrete e Manoel Viana, totalizando uma área semeada de cerca de 52.678 hectares de arroz irrigado.

O município de Alegrete nesta safra teve uma área cultivada de cerca de 50.178 hectares de arroz irrigado, onde foram desenvolvidas atividades de acompanhamento e assistência técnica a lavoura. Dentro das atividades de Safra do 9° NATE para Safra 2020/21, foram coletadas cerca de 152 amostras e encaminhadas para o laboratório de análise de solo em Cachoeirinha e assim poder fazer as recomendações sobre adubação e calagem para cultura
do arroz irrigado.

Produtividade da safra de arroz fica acima da média nos últimos três anos

Outra atividade desta safra foi o acompanhamento do potencial e vigor das sementes a serem plantadas no intuito de orientar o produtor sobre as devidas densidades de sementes para cada situação em particular. Esta atividade teve como parceira a APASSUL para determinação dos potenciais das sementes coletadas durante o plantio da safra.

O Instituto Rio Grandense do Arroz presa pela sustentabilidade da cadeia e que os produtores possam sempre se manter produzindo de forma sustentável, frente a este propósito a autarquia tem um suas bases programas de manejo para alta produtividade e rotação de culturas tanto com a pecuária como com o incremento da soja em terras baixas. Para isso se tem um trabalho de acompanhamento desde os índices de compactação, fertilidade e manejo da irrigação e drenagem dentro deste propósito de sistema de produção em cada propriedade.
Atualmente o município possui cerca de 2.500 hectares de áreas de arroz irrigado que já fazem esta rotação com soja.

Mais de 60% da safra de arroz de Alegrete já foi colhida

Além disso, o IRGA é responsável por 100% da certificação de sementes de arroz do Estado. A utilização de sementes certificadas garante ao produtor uma semente com origem conhecida, e acompanhamento técnico do instituto em
todas as fases mais importantes da cultura do arroz, desde o campo até a comercialização. A certificação é um  processo externo de auditoria de qualidade, ou seja, o produtor se candidata a produzir sementes certificadas. O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) é a entidade certificadora no estado e está credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e em Alegrete com uma área de cerca de 538 hectares de lavoura de sementes.

Lavoura de arroz interior de Alegrete
Lavoura de arroz interior de Alegrete. Foto: Nourival Neto

Foram feitos levantamentos do nível de barragem, haja vista que no início desta safra a situação de estiagem agrícola estava afetando o comprometimento com a área semeada no município, devido o baixo volume de água em seus reservatórios.

O Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul visa reconhecer os produtores de arroz cujos
manejos da lavoura e da propriedade rural estejam em conformidade com a legislação ambiental e que desenvolvam
ações para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola como promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado, desencadear o processo de certificação e rastreabilidade e garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado.

Safra 2020/2021: Alegrete bate recorde de produtividade na colheita do arroz

Segundo os técnicos do Irga, o arroz orgânico é o produto ideal para quem busca o máximo de nutrientes com mais sabor, pois não possui insumos artificiais como agrotóxicos. Para isso é preciso um terreno que forneça os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da cultura, e é em Manoel Viana que a Associação de Produtores Orgânicos – do Assentamento Santa Maria do Ibicuí, encontrou o cenário perfeito. São mais de 420 hectares de arroz orgânicos
produzindo cerca de 130 sacas por hectare.

Confirmando novamente o papel do IRGA na lavoura de arroz do RS, na safra 2020/2021 foram semeados no Estado 945.941,34 hectares de arroz irrigado, sendo que as cultivares desenvolvidas pelo IRGA corresponderam a 64,8% da área total semeada, tendo como destaque as cultivares IRGA 424 RI (51,46%) e IRGA 431 CL (11,52%).

Os resultados obtidos em relação a produtividade média na safra 2020/21 em Alegrete, corresponde ao grau do potencial de produtividade das cultivares semeadas.

As altas produtividades obtidas na safra 2020/2021, são resultados da adoção de manejos recomendados por  pesquisa e extensão, tais como: preparo antecipado do solo, utilização de sementes certificadas, semeadura na época preferencial, irrigação estabelecida até o estádio V3-V4, manejo precoce de plantas daninhas, rotação de culturas (principalmente com soja), implantação de coberturas de inverno em sistemas integrados de produção agropecuária, entre outras práticas agronômicas.

Em meses da safra do arroz, pó e cinza gerados por indústrias causam problemas aos moradores

O Instituto Rio Grandense do Arroz finalizou o levantamento dos dados da safra 2020/2021. Como já era esperado, o destaque ficou por conta da produtividade média no estado, que bateu recorde: 9.010 quilos por hectare. A maior
produtividade, até então, foi registrada na safra 2019/2020, com 8.400 kg/ha.

Júlio Cesar Santos                                     Fonte: 9º NATE/IRGA

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários