O álcool é um sério problema para moradores de rua nas noites geladas

A dependência do álcool é uma doença complexa, caracterizada por uma série de sintomas, com destaque para a perda do controle do paciente quando não faz uso dessa substância.

Assim, ao mesmo tempo em que ele enxerga os problemas decorrentes do uso da droga e vê a necessidade de parar de beber, também encontra motivações para continuar bebendo.

E, mesmo tendo diversos prejuízos decorrentes do consumo, muitos não veem isso como um problema, este quadro é conhecido como “negação”, que por si só não é um critério diagnóstico para dependência, porém é muito frequente. Assim, vários profissionais da área da saúde já descreveram esse problema grave de saúde,  a exemplo da psicóloga e coordenadora da Saúde Mental no Município, Nádia Miletto.  Ela realiza um elogiável trabalho à frente da rede de saúde,  sempre destacou esse problema crônico em Alegrete.

Assim como a Secretária de Assistência Social,  Iara Caferatti, Nadia também pontua que os dependentes de Alegrete são de forma recorrente assistidos, entretanto, muitos não aceitam ajuda e as regras da Casa de Passagem.

Na noite de terça-feira (29), a Brigada Militar foi acionada na rua Bento Manoel,  próximo ao cruzamento com a Bento Gonçalves. No local,  os policiais foram informados que um indivíduo estava caído no meio da rua e, com certeza seria atropelado.  Ele foi retirado e colocado na calçada. Embriagado,  o indivíduo de 41 anos disse que não teria para onde ir. Mas como já é conhecido da rede de assistência, novamente, a Secretaria de Assistência Social foi acionada e realizou a remoção do homem. De acordo com informações, ele já recebeu em outros momentos auxílio,  inclusive ficando hospitalizado, porém,  ao sair da Santa Casa, sempre retorna para rua devido à dependência do álcool.

Os policiais militares conversaram com o indivíduo e o alertaram sobre os dias de temperaturas negativas. Ele ainda citou que conhecia o homem encontrado sem vida no Parque Nehyta Ramos,  na tarde de segunda-feira.  Um outro indivíduo que também sofria com a dependência alcoólica e não aceitava ajuda, também não ficava no aconchego do lar com os familiares.

A ocorrência foi por volta das 20h30min.