Professor de Educação Física, criador da TS Sports, e presidente da Associação de Árbitros de Futsal de Alegrete, Tarcísio Gonçalves, foi entrevistado pelo Portal Alegrete Tudo
Portal – O que é AFUSA ?
Tarcísio Gonçalves: É a Associação de Árbitros de Futsal de Alegrete, entidade registrada e apta em arbitragens de jogos de futsal.
Portal: Quantos árbitros têm o quadro da Associação ?
Tarcísio Gonçalves: A AFUSA hoje têm no seu quadro 14 árbitros, devidamente treinados para realizaram arbitragens.
Portal: Em quais competições a AFUSA trabalha ?E como é para contratar o serviço de arbitragem ?
Tarcísio Gonçalves: Em primeiro lugar, nós trabalhamos em qualquer campeonato ou torneio de futsal, basta nos contratar. Em segundo, trabalhamos mais com jogos da Federação Gaúcha de Futsal, nos jogos categorias de base, e a série ouro de futsal feminino, nas cidades de Uruguaiana, Alegrete, São Francisco, Santiago, Itaqui.
Portal: A Associação é reconhecida em Alegrete e Região, dá para viver só do apito ?
Tarcísio Gonçalves: Não há possibilidade nenhuma de viver somente do apito. A nossa profissão não é regulamentada, e existem poucos campeonatos na nossa região. Todos os árbitros trabalham, e a arbitragem é apenas mais uma fonte de renda.
Portal: Há quantos anos existe a AFUSA ? Por que não apitam os jogos da várzea ?
Tarcísio Gonçalves: A AFUSA existe desde 1986. Vários árbitros já passaram pelo quadro da arbitragem. Em relação à arbitragem de campo, temos alguns colegas que apitam futebol de campo aqui em Alegrete e na Região.
Portal: Se temos bons árbitros aqui, por que no campeonato citadino virá uma Associação de fora da cidade ?
Tarcísio Gonçalves: Em relação ao Citadino da nossa cidade, nós estamos envolvidos no Estadual da FGFS aos sábados. Não teríamos como cumprir o compromisso.
Portal: Como presidente, você ainda criou uma escolinha de futsal, como é tua rotina entre o apito e professor dos meninos ?
Tarcísio Gonçalves: A escolinha TS Sports foi criada com o intuito de ensinar esportes para a criançada, o futebol, futsal, o handebol, o voleibol, basquetebol, atletismo. Mas temos muitas dificuldades de quadra poliesportivas na nossa cidade. Hoje, a escolinha trabalha com crianças dos 5 aos 16 anos no Ginásio Darcisão. No futebol de campo, jogamos alguns amistosos para a criançada sentir a diferença de piso (quadra, grama) nos campos de várzea ou no Farroupilha.
Portal: Qual a diferença de apitar um jogo de futsal e um de futebol de campo ?
Tarcísio Gonçalves: A diferença é grande. O espaço físico, no campo tu tens que decidir muito rápido, no detalhe, enquanto que no futsal são dois árbitros, quando um não vê uma falta o outro enxergou e já marca.
Portal: Como é a safra de juízes? É possível garimpar novos árbitros ?
Tarsísio Gonçalves: Em relação aos novos árbitros, está tendo um curso de árbitros de futsal em Porto Alegre organizado pela FGFS, mas o pessoal dá nossa região não consegue participar por causa do custo muito elevado, deslocamento até a Capital, alimentação, hospedagem nos dias de curso, etc. O investimento é alto. O último curso que teve na nossa Região foi no ano de 2000, quando fiz o curso, depois não houve nenhum, pois o mínimo exigido para abertura do curso é de no mínimo 30 pessoas.