Contrariando todos os prognósticos que fez com que municípios suspendessem o desfile de 20 de setembro como prevenção ao mormo equino, os Festejos Farroupilhas estão confirmados em Alegrete.
Uma reunião, na última quarta-feira(12), do prefeito Erasmo Silva e o Coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Trindade, confirmou que a programação dos Festejos será realizada, apesar das restrições quanto ao mormo.
O exame é obrigatório, disse o coordenador e a fiscalização é da Secretaria da Agricultura. Aos gaúchos de Alegrete, a recomendação é no sentido de que tirem cópia dos exames realizados em seus cavalos para eventual comprovação. Nas antigas capitais farroupilhas, em Caçapava o desfile será reduzido e em Piratini, foi suspenso pelo mesmo motivo.
Na cidade, existem 15 veterinários que estão colhendo material para realizar o exame,informou o coordenador dos Festejos, Cléo Trindade. Conforme ele, estão saindo de Alegrete amostras de 100 exames por semana que diagnostica a doença
Em Alegrete, existem cerca de sete mil cavalos e o desfile em homenagem a Revolução Farroupilha reúne mais de cinco mil cavalarianos.