O diretor Regional da Corsan/Aegea, Maximiliano Alves Moraes falou sobre a estabilidade no fornecimento, principalmente agora nos meses de verão, em que o consumo aumenta na cidade. Ele disse que, a Corsan está focada no controle da pressão da água e a meta é manter os níveis entre 10 e 20 metros de coluna d’água (MCA).
“Pressões acima disso causam rompimentos na rede, que resultam em desabastecimento e transtornos, como a necessidade de reparos e repavimentações,” explicou o diretor.
Além disso, novos geradores estão sendo adquiridos para garantir o funcionamento dos poços da cidade, durante interrupções de energia e para que os poços não deixem de funcionar.
Maximiliano diz que apesar de avanços lentos na rede de esgoto devido à complexidade das obras, a expansão da rede de esgoto continua firme em Alegrete a Corsan reforça a importância da ligação domiciliar para atingir a cobertura completa.
“Hoje, temos cerca de 30% da área da cidade coberta com coleta e tratamento de esgoto. Em 2025, iniciaremos uma campanha estadual para incentivar as ligações domiciliares,” anunciou Maximiliano Moraes.