Óbitos e novos casos de Covid-19 têm peso na avaliação na cor da bandeira da região

A semana iniciou preocupante em Alegrete, com três óbitos por COVID-19 e isso mostra o quanto os indicadores são determinantes para que cada Região mantenha ou troque a cor bandeira para diminuir restrições.

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde emite os boletins dos Municípios da Região que mostram o número de testados, notificados, casos oficiais e óbitos. Também é levado em consideração o número de leito, as ocupações.

Em Alegrete, até o momento foram testados 453 pessoas, sendo 34 casos notificados, 29 oficiais e 5 óbitos. Na região: São Gabriel é o Município com maior número de óbitos por COVID -19 até o momento com 9 registros. Quaraí com 2, Livramento com 2 óbitos, Manoel Viana 1 óbito. E as demais cidades: Uruguaiana, Maçambara, Rosário do Sul, Itaqui, Maçambará com zero de acordo com o último boletim da 10ª CRS. No total são 484 casos positivos,19 óbitos na fronteira , um crescimento de 26% em uma semana.

A Secretária da Saúde, Bianca Cassaroto, diz que a transmissão é local e todos devem saber que isso não é bobagem, uma simples gripe. -Devem parar de achar desculpa, porque é uma questão de saúde pública e todos nós estamos suscetíveis.

A Santa Casa de Alegrete tem 10 leitos na UTI COVID, mais 10 na ala COVID e agora 30 leitos no hospital de campanha.

Agora, a Secretaria da Saúde e médicos iniciaram uma campanha para compra de 2.500 testes rápidos para serem aplicados em Alegrete.