Ocupações em Alegrete são discutidas na Câmara e Prefeitura vai agir nas questões emergenciais

A comunidade dos bairros atendeu ao chamado e compareceu em bom número no Plenário Gaspar Cardos Paines, da Câmara na noite da última quarta-feira (1º), para a primeira reunião do ano promovida pela Frente Parlamentar da Moradia, Reforma Urbana e Regularização Fundiária.

Coordenada pelo presidente da Frente, vereador Anilton Oliveira, a reunião teve a mesma dinâmica das audiências públicas, com espaço para 15 dos presentes se manifestarem, além dos componentes da mesa, vereadores e representantes de entidades ou empresas ligadas ao tema.

O presidente da Câmara, Luciano Belmonte abriu os trabalhos, que contou com a presença dos vereadores Bispo Ênio, Itamar Rodriguez, Jaime Duarte e Fábio Perez.

Recolhimento de lixo é inseguro e causa transtornos à comunidade

A Prefeitura esteve representada pelo seu procurador, Paulo Faraco, e pela secretária de Promoção Social, Iara Caferatti. A RGE também marcou presença, com Thiago Paz e a OAB, com Sivens Carvalho.

Os movimentos populares estiveram fortemente representados, com diversos presidentes de Associações de Moradores. O presidente da UABA (União das Associações de Bairro de Alegrete), Airton Alende, do Conselho Municipal de Habitação, Joceli Oviedo e da UAMA (União das Associações Comunitárias do Município de Alegrete), Adão Roberto fizeram suas manifestações.

Ministério Público se posiciona sobre Carnaval Fora de Época em Alegrete

Uma das maiores representações veio do Bairro Airton Senna, onde há poucos dias ocorreu a tragédia que vitimou uma família (pai, mãe e filho pequeno), eletrocutados num bairro cuja ocupação já tem 20 anos e permanece sem infraestrutura de luz e água adequados, tampouco com regularização fundiária. A tragédia na Airton Senna foi o estopim de uma verdadeira força-tarefa.

A Câmara imediatamente reuniu-se com o prefeito de Alegrete, representada pelo vereador Itamar Rodriguez, quando foi definida que a Frente Parlamentar promoveria esse debate. O vereador Anilton Oliveira encontrava-se em Hulha Negra, reunido em agendas com ministros do Governo Federal. Retornando a Alegrete, imediatamente a Frente agendou essa audiência, de onde saíram importantes encaminhamentos. Compõe a Frente Parlamentar, além do presidente Anilton (PT), os vereadores Fabio Perez (PV), João Leivas (MDB), Jaime Duarte (Republicanos), Eder Fioravante (PDT) e João Monteiro (Progressistas).

Os depoimentos dos moradores do Airton Senna foram comoventes. Nas falas dos vereadores, o entendimento, a solidariedade e a compreensão de que medidas imediatas e enérgicas precisam ser tomadas.

Nesta quinta-feira (2), vereadores, representantes da prefeitura, do Conselho Municipal de Habitação e da RGE estarão na antiga britadeira (onde fica a ocupação) para começar o alinhamento. A prefeitura comprometeu-se de remeter projeto de lei para alterar a regulamentação da área.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários