Oito apenados transferidos e apreensão de drogas, celulares e estoques no Presídio Estadual de Alegrete

No início desta manhã(19), os detentos foram surpreendidos com uma revista geral no PEAL.

Durou cerca de duas horas o trabalho realizado no Presídio Estadual de Alegrete. Cerca de 55 agentes trabalharam nas atividades que iniciaram às 7h.

Recursos do Fundo de Penas Alternativas possibilitam novos espaços no Presídio de Alegrete

Vinte e cinco homens do GAES – Grupo de Ações Especiais da Susepe e 30 agentes da Susepe vasculharam as celas do Presídio. Segundo Cledir Pies, diretor administrativo do PEAL, o objetivo da revista foi dar uma resposta aos últimos acontecimentos na casa prisional.

Os 147 presos que superlotam as galerias da cadeia, no município, foram levados para o pátio. Das celas foram retirados materiais apreendidos como: drogas, celulares e carregadores. A quantidade de drogas e os números da apreensão(celulares, carregadores e outros), ainda estavam sendo contabilizados e não foram divulgados. Também foram encontrados diversos estoques, além de bebidas confeccionada pelos apenados.

Identificado o detento assassinado no Presídio, ele levou mais de 15 estocadas

Depois da morte de um detento a estocadas no dia 8 de outubro, neste domingo(18), na hora do banho de sol, também, ocorreu uma briga entre os apenados.

Estes episódios foram determinantes para o GAES entrar em ação logo nas primeiras horas desta manhã. Cledir Pies salienta que, ontem, não houve feridos, mas a situação era delicada portanto foi indispensável uma resposta rápida da Polícia Penal.

Nos últimos dias, também houve o flagrante de arremessos de munição, que foi impedido pela proteção da tela que cobre o pátio interno do Presídio. Conforme a Susepe, oito presos foram transferidos para penitenciárias da região.

A ação contou com apoio da Brigada Militar e também da Guarda Municipal que isolou a área em frente à Casa Prisional. O trânsito foi liberado por volta das 10h05min.

 

A primeira revista de 2020, iniciou e terminou de forma pacífica. Com capacidade para 81 apenados, o Presídio de Alegrete está superlotado. Situação que vem se arrastando nos últimos anos.

 

Pacote com munição calibre 38 é arremessado para o pátio do Presídio

 

 

 

 

 

 

Júlio Cesar Santos