Onda de calor se intensifica a partir desta quarta-feira

Vários alertas estão sendo emitidos nos últimos dias em razão da previsão de uma onda de calor extremo no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

Semana com calorão
Semana com calorão

O fenômeno, segundo a Climatempo, é de um bloqueio atmosférico que vai impedir que novas frentes frias avancem pelo estado. Isso vai provocar uma onda de calor, com vários dias consecutivos de temperaturas bem acima do normal.

Para Alegrete, nesta quarta-feira(12), a previsão é de mínima de 22ºC e máxima de 45ºC e na quinta-feira(13), a previsão é de mínima de 22ºC e máxima de 46ºC – de acordo com MetSul.

Entenda o Bloqueio Atmosférico

O que costuma trazer um refresco do calor no verão é a passagem de frentes frias com suas massas polares. Porém, nesta semana, com a atuação de um bloqueio atmosférico, a tendência é que as frentes frias fiquem bloqueadas de avançar pelo estado. Na terça-feira, 11 de janeiro, uma frente fria até se aproxima, na altura do Uruguai, mas logo é desviada para alto-mar.

Sine de Alegrete faz intermediação de mão de obra para colheita da maçã

A Climatempo alerta para vários dias consecutivos com predomínio de sol. Principalmente a partir de quarta(12), o vento vai soprar predominantemente do quadrante norte, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade no estado.

O calor ficará acima do normal por vários dias seguidos e tende a predominar até o próximo fim de semana.

Alerta que está sendo repassado pela Defesa Civil em vários Municípios do Estado.

Segundo a Defesa Civil, os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis entre 11 e 16, indicando cuidado extremo.

É recomendado que todos que se expuserem ao sol ou a altas temperaturas utilizem roupas frescas, mantenham a hidratação constante (com água ou sucos), façam refeições leves, evitem exercícios entre as 10 e 16h, utilizem protetores solares, chapéus e óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Em contato com coordenador da Defesa Civil de Alegrete, Joaquim Segabinazzi, ele destacou que, diariamente, recebe informações da Defesa Civil Regional e, a informação é de uma temperatura elevada, mas nenhum recorde. “A temperatura vai ser alta, mas nada que fuja do que já ocorreu em Alegrete” – comenta.

Ele também falou sobre a estiagem e o trabalho intenso há mais de 15 dias da Defesa Civil para abastecer as 160 pessoas, conforme Decreto Municipal.

Pessoas reclamam do tempo de espera para serem atendidas no Gripário

Estiagem

Até o último sábado (8), a Defesa Civil do RS registrava 157 municípios com situação de emergência decretada em razão da estiagem. Outras 16 cidades registraram efeitos da falta de chuva, contudo, sem emissão de decreto.

Em Alegrete, depois do levantamento de perdas na agricultura e pecuária pela EMATER, Sindicato Rural, Defesa Civil e Associação dos Arrozeiros devido a estiagem que assola o Município, a Prefeitura emitiu o Decreto de Situação de Emergência no dia 7.

O tempo seco elevou o alerta de queimadas no estado, de acordo com a Climatempo. Nas projeções, o maior risco é visto na Metade Oeste e na Região Central do Rio Grande do Sul.

Fica o alerta para que a população evite qualquer queimada. Desde o Natal, o Corpo de Bombeiros de Alegrete vem enfrentando uma grande demanda de sinistros. Alguns graves como foi a situação no dia 26 de dezembro com fogo iminente em casas e pontos distintos.

Se inscrever
Notificar de
guest

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Roberto Monteiro

POr favor, dá uma conferida no site ma metsul… veja o que tá escrito lá:::

Mais calor e tempo seco A massa de ar quente ganha força no Rio Grande do Sul e a onda de calor começa a ingressar em sua fase mais intensa nesta quarta. A tarde será de calor extremo no Oeste e no Noroeste gaúcho. As máximas atingem 40ºC em pontos do Noroeste e ficam entre 40ºC e 42ºC na área de Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí. Máximas perto de 40ºC ocorrem em outras cidades da fronteira com o Uruguai e na Campanha. O sol predomina em todo o Estado ao longo desta quarta-feira e com amplos períodos de céu claro. Umidade relativa do ar mais uma vez estará por demais baixa durante a tarde com marcas de 10% a 20% em muitas cidades. O risco será alto a extremo de incêndio em vegetação, especialmente no Sul e no Oeste.

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/calorao-e-tempo-muito-seco-formam-dust-devil-na-fronteira-gaucha/ .