Os benefícios da carqueja

A planta é usada há anos em receitas que foram passadas de geração em geração para resolver diversos probleminhas de saúde.

Os benefícios da carqueja
Os benefícios da carqueja

Quem nunca tomou um chá de carqueja feito por um familiar mais velho?!

A carqueja é considerada uma planta medicinal e usada por quase toda a população brasileira, seja para uma dorzinha de estomago como para fortalecer o sistema imunológico.

Benefícios da Carqueja

Controle de glicemia: Por causa dos flavonoides presente na planta, como apigenina, luteolina e quercetina, ela pode ser uma aliada no tratamento da diabetes. Pois esses componentes regulam a glicose e reduzem a resistência à insulina, permitindo que os níveis de açúcar “entrem” no sangue.

Regula a pressão arterial: Para quem tem pressão alta ela é uma boa escolha, pois devido a sua ação diurética ela ajuda a abaixar a pressão arterial.

Imunidade em alta: A planta é cheinha de antioxidantes, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são responsáveis por prevenir e combater infecções como gripe e resfriados, por exemplo.

Diminuição do colesterol ruim: A plantinha contém saponinas que diminuem a absorção de colesterol no intestino e ajudam a eliminá-lo nas fezes.

Fígado mais saudável: Os componentes presentes na carqueja combatem os radicais livres e reduzem os danos nas células do fígado.

Combate às inflamações: Com todos esses nutrientes presentes na planta, ela ajuda a combater inflamações como amigdalite, gastrite gastroenterite.

Consequências do uso em excesso

Diminuição da imunidade;

Aborto;

Hipoglicemia;

Hipotensão,

Pressão baixa e sensação de mal estar.

Como fazer chá de carqueja

Geralmente o chá de carqueja é preparado com as hastes e pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais e em algumas farmácias.

Ingredientes:

– 02 colheres de sopa de hastes de carqueja,

– 01 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Coloque as hastes da carqueja na água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Após isso é só coar e beber, tanto frio quanto quente.

Obs.: Beba no máximo três xícaras por dia.

Quem não deve usar :

Crianças;

Gestantes;

Pessoas com pressão baixa;

Pessoas com problemas de glicose baixa;

Mulheres em período de amamentação,

Deve ser usada de modo moderado por pessoas diabéticas ou hipertensas.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários