Ovelha guacha tranca cabeça em quadro de bicicleta em Alegrete

Em Alegrete é comum pessoas criarem animais guachos em casa, como ovelhas, por exemplo. Estas que ficam sem mãe ao nascer ou a ovelha tem gêmeos e abandona um dos filhotes, acabam precisando de ajuda para se criarem.

Uma em especial é o xodó da família da dona Miguelina de Mattos- a Joaquina que está grande e gorda. No inicio foi leite na mamadeira, depois passou a comer de tudo, mas gosta muito de milho.

E indo atrás do alimento, dentro da casa, trancou a cabeça no quadro da bicicleta do dono da residência. A “mãe” de Joaquina tentou de tudo para destrancá-la e já estava ficando nervosa, quando o esposo Gilmar chegou e conseguiu tirar a ovelha.

Na hora ficamos apavorados de como íamos tirar sua cabeça daquele espaço, mas com jeito conseguimos e ficou tudo bem, comentou Milene uma das filhas do casal.

A dona Miguelina conta que a Joaquina é sua filha “amada” que têm dois anos e adora bolachinha e pão e sabe onde tem esses alimentos.

Ela entra dentro de casa e vai direto nos potes e naquele dia foi até o saco com milho, diz a senhora, e como a bicicleta estava próximo acabou enfiando a cabeça no quadro”.

A Joaquina é terrível, brinca. E quando chega visita pula e fica muito feliz. Um dia a perderam e ela estava em cima da cama comendo salgadinho do seu filho, diz rindo Milene .

E agora para alegria de todos a guacha que chegou bebê à casa da família, na Sanga do Brandão, tem uma filhote de dois meses, a pretinha Gigi. Assim como é carinhosa com todos daqui de casa ela é com sua filhote, destaca dona Miguelina.

Vera Soares Pedroso

Fotos: Milene Mattos