Aconteceu, na semana passada, no Colégio Estadual Emílio Zuñeda, a 1ª Semana do Curso Técnico em Edificações. A Coordenadora do Curso, a engenheira civil, mestranda em engenharia e professora Danielli Duó, relatou que ocorreram seis palestras e um minicurso, com temáticas diversificadas:
O Engenheiro Civil, Charles Cenci, abordou a temática Valorização de Resíduos pelo Setor da Construção Civil.
Já o Tecnólogo e Técnico em Segurança do Trabalho, Leandro Carvalho, falou sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho no Setor da Construção Civil.
O palestrante Aldo Leonel Temp, Mestre em Engenharia Civil e docente do Curso n Unipampa falou sobre a temática: Alvenaria Estrutural – Projeto e Execução.
Raquel Machado e Juliano Pereira, Técnicos em Edificações e, atualmente, Técnicos dos Laboratórios de Materiais e Solos da UNIPAMPA, trouxeram a temática do diálogo a cerca de suas vivências, desde a etapa de estágio até suas demais formações e experiências profissionais, bem como, descrição e esclarecimentos quanto as prerrogativas e atribuições dos profissionais Técnicos em Edificações.
Raquel Zydeck, Engenheira Civil e Mestranda de Engenharia, com ênfase em Tecnologia dos Materiais pela UNIPAMPA, com a temática Sinistros de Corrosão na Construção Civil, agregando conhecimento aos alunos através da descrição dos conceitos e sistemas que desencadeiam a ocorrência deste processo em elementos estruturais.
A palestrante Agler Honorato, acadêmico do curso de Engenharia Civil da Unipampa, com a temática de critérios e concepções para elaboração de projetos em concreto armado.
Engenheiro Civil e Mestrando em Engenharia com ênfase em Tecnologia dos Materiais pela Unipampa, Matthews Vargas, ministrou o minicurso do Software Ftool, demonstrando as ferramentas através da elaboração de um sistema estrutural para identificação de reações e diagramas dos esforços.
Atualmente, o Colégio conta com três turmas de futuros técnicos em edificações, alguns alunos acompanham as disciplinas, e outros já estão em fase de estágio. Segundo a professora Danielli, todos os professores do Curso participaram das atividades desenvolvidas ao longo do evento, uma semana que promoveu muito diálogo, reflexões e aprendizagens significativas tanto para o corpo docente quanto para os discentes.
O Colégio Emílio Zuñeda tem como gestor o professor Valdoir Lira, e o vice-diretor do turno da noite é o professor Télvio Liscano.
Colaboração: Escola Emílio Zuñeda