
NOTA DE REPÚDIO
Nós, trabalhadores, credores, investidores e compradores afetados pela atual situação da Construtora Ritt, manifestamos nossa profunda indignação diante da condução do processo de Recuperação Judicial da empresa, bem como da falta de transparência e comprometimento na resolução das pendências financeiras e estruturais que afetam diretamente centenas de famílias.
Desde o ajuizamento do pedido de Recuperação Judicial em 29 de maio de 2024, a Construtora Ritt já apresentou dois planos de recuperação, sendo que o primeiro foi rejeitado pelo Juízo e o segundo ainda está em fase de contestação. No entanto, até o momento, não há evidências concretas de recuperação financeira da empresa, nem informações contábeis suficientes para análises adequadas, conforme apontado pela própria Administração Judicial.
A construtora acumula uma série de denúncias graves, entre elas:
- Descumprimentos trabalhistas que afetam diretamente seus funcionários e colaboradores;
- Venda irregular de imóveis para múltiplos adquirentes, caracterizando possíveis fraudes contratuais;
- Penhora de imóveis, comprometendo o patrimônio de compradores e investidores;
- Venda de apartamentos em duplicidade, causando insegurança jurídica e prejuízos irreparáveis aos adquirentes.
Além disso, os prédios da construtora nas cidades de Alegrete e Quaraí encontram-se inacabados ou sequer iniciados, enquanto moradores de empreendimentos já entregues enfrentam problemas de documentação e regularização.
O cenário de desorganização financeira e falta de transparência por parte da empresa vem sendo amplamente apontado pela Administração Judicial, que declarou oficialmente dificuldades extremas para obter documentos obrigatórios das devedoras e ausência de registros contábeis fundamentais para o acompanhamento do caso.
A angústia dos envolvidos é evidente e se reflete nos relatos das pessoas prejudicadas:
“Um grande sonho se transformou em uma grande frustração.” – Comprador lesado pela Construtora Ritt.
“Era uma empresa que tinha muito potencial, mas acredito que a má gestão e o descontrole financeiro culminaram com a situação atual. Todo mundo confiava no Felipe e agora estamos sem previsão de receber os valores investidos.” – Investidor do ramo imobiliário.
| “Ritt induziu a todos os funcionários a se manter no trabalho, e ele obtendo vantagem indevida financeira. Passamos por diversas dificuldades durante o tempo de trabalho , extensas horas , por vezes alojamentos sem água e luz por falta de pagamento”. – Trabalhador da Empresa Ritt.
Diante do quadro preocupante, apelamos às autoridades competentes para que as investigações sejam agilizadas e as medidas cabíveis sejam adotadas com urgência. Não podemos mais tolerar a inércia e a falta de responsabilidade diante dos prejuízos causados a centenas de famílias, trabalhadores e investidores.
Cobramos das autoridades competentes uma investigação rigorosa e ágil para que todos os envolvidos sejam responsabilizados e para que os direitos dos investidores e compradores sejam garantidos. Não podemos aceitar que práticas abusivas e possivelmente fraudulentas passem impunes, prejudicando tantas pessoas que acreditaram na boa-fé da construtora.
Aqueles que um dia confiaram na Construtora Ritt agora vivem a incerteza de um futuro sem respostas.
Exigimos justiça, transparência e a responsabilização dos responsáveis.
Atenciosamente,
Trabalhadores, credores, investidores e compradores lesados pela Construtora Ritt.