Na presença de 25 representantes de clubes filiados foi eleito o novo presidente da LAF, no Centro Profissional Neyta Ramos
Com Duas chapas que concorriam a disputa para presidir a entidade esportiva no biênio 2015/2016. De um lado, representando a Chapa 1, o professor de educação física, Elci Sidnei Pavani e representando a chapa 2, o desportista Paulo Cunha.
Os dois candidatos chegaram cedo a sede da Liga acompanhados de seus diretores buscaram interagir com os desportistas que aguardavam ansiosamente o início do pleito.
Pontualmente às 20hs foi aberto o processo eleitoral pelo presidente Aldemar Domingues. A mesa foi composta pelo vereador Roger Severo e Marcelo Nunes. Cada candidato teve 5 minutos para expor seu projeto aos presentes.
Inicialmente Paulo Cunha se colocou a disposição, disse que irá lutar pela exoneração de taxas, prometeu resgatar o futebol de base e prometeu empenho, seriedade e disse que respeita todos os clubes, descartou 1 minuto do tempo e apenas ressaltou que está a disposição dos clubes para trabalhar para o futebol alegretense.
Logo em seguida Pavani falou ser um momento importante, disse fazer um contraponto em relação ao que tange eximir dos clubes a taxa anual, disse que poderia diminuir os custos, pois com 40 mil é impossível realizar a temporada. Se eleito vai trabalhar o projeto da Chapa que resgatará as categorias menores e um campeonato entre o Sub 35 até a sênior especial, falou em estrutura nos campos da várzea e terminou os 5 minutos pedindo o voto dos dirigentes.
Dos clubes filiados, 29 estavam aptos a votarem, mas somente 25 compareceram na eleição. O primeiro dirigente a exercer o direito foi do Atlético, vestindo uma camiseta do Internacional foi rápido na cabine e saiu dizendo que confirmou o que o clube atleticano decidiu.
Na sala da entidade permaneceram só os candidatos, imprensa e os coordenadores do processo eleitoral além do presidente e vice da atual gestão, um a um era decidido o novo presidente.
No lado de fora muita conversas e articulações. O último presidente de clube apareceu era 21h22min, representando o Navegantes, saiu protestando sobre algumas taxas cobradas pela LAF, pelo telefone lamentava a taxa, logo em seguida se juntou aos demais diretores. Era 22hs e deu se por encerrado o período de votação, com um processo claro e transparente foi feita a contagem de votos. Um representante de cada Chapa assistiu a contagem das cédulas e logo em seguida separou voto a voto. Dos 25, a Chapa 2 foi vencedora com 19 votos à 6 votos para a Chapa 1.
No lado de fora gritos anunciavam que a maioria venceu, e o novo presidente eleito é Paulo Cunha, com uma diretoria já definida composta por dois vice-presidentes, Clóvis Renato, Zamir Ahmad Maruf e o tesoureiro Ronaldo Medeiros, o presidente Paulo Cunha demonstrou emoção pelo resultado, de poucas palavras agradeceu a aceitação dos clubes: “formamos uma diretoria com pessoas envolvidas com o amador e dispostas a fazer o melhor”, respondeu olhando para a galeria de quadros dos ex-dirigentes, mirou a fotografia do Sirnei dos Anjos “Loloca”, e visivelmente emocionado foi abraçado pelo candidato derrotado.
O novo presidente vai buscar parcerias com patrocinadores e conta com a experiência de políticas públicas esportivas para conseguir realizar um campeonato em todas as categorias. Ressalta que é impossível realizar uma temporada com menos de 50 mil.
Assim terminou a noite de quinta-feira com as eleições para presidência da gestão 2015/2016 de uma das maiores Liga de Futebol amador do RS.
Fotos: Júlio Cesar Santos