Pesquisa indica que consumo em excesso de suplementos vitamínicos pode aumentar risco de câncer

Especialistas recomendam buscar informações com nutricionistas sobre a quantidade ideal de vitaminas e minerais

vitamina

Suplementos a base de vitaminas e minerais são frequentemente recomendados para quem deseja ter uma vida mais saudável ou ficar longe de doenças. Porém, um estudo apresentado no encontro anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, na Filadélfia, mostrou que optar pelo produto sem consultar um especialista pode não ser uma boa ideia: o consumo em excesso dos suplementos pode aumentar o risco de câncer, segundo os pesquisadores.— Evidências mostram que as pessoas que consomem mais suplementos vitamínicos que o necessário têm mais tendência a desenvolver a doença — diz Tim Byers, diretor-associado do Centro de Câncer da Universidade do Colorado, nos EUA.

A pesquisa começou há duas décadas, quando observou-se que pessoas que comem mais frutas e vegetais são menos propensas a ter câncer. Pesquisadores, então, quiseram ver se o aumento do consumo de vitaminas e minerais reduziriam ainda mais o risco de desenvolver a doença.

As primeiras experiências foram feitas com animais, que ingeriram suplementos vitamínicos. Os resultados foram promissores, indicando que os suplementos poderiam ajudar a prevenir a doença. Então, pesquisadores decidiram avaliar ao longo de dez anos milhares de pacientes que faziam uso desses produtos. Mas, ao contrário do primeiro teste, a pesquisa não apresentou as conclusões esperadas.

— Nós descobrimos que os suplementos não apresentavam os mesmos benefícios para a saúde humana que encontramos nos animais. Além disso, mais diagnósticos de câncer foram feitos após o consumo de vitaminas e minerais — explica Byers.

De acordo com os pesquisadores, consumir mais doses de suplementos de betacaroteno do que a recomendação aumenta em 20% o risco de desenvolver tanto câncer de pulmão quanto doenças cardíacas.

A recomendação é a de que as pessoas busquem informações com nutricionistas sobre a quantidade ideal de vitaminas e minerais. Mas Byer acredita que alguns indivíduos podem obter os mesmos resultados que os suplementos com uma alimentação adequada.

— Isso não quer dizer que as pessoas precisam ter medo de tomar vitaminas e minerais. Se for ingerido na dosagem correta, os suplementos podem trazer bons resultados. Mas nada substitui uma alimentação saudável — conclui Byers.

Fonte: Zero Hora