PF vai protestar nesta quarta-feira em todo País

Em Porto Alegre concentração será na Superintendência Regional a partir das 11h

policia-federal

Os escrivães, papiloscopistas e agentes da Polícia Federal de todo o País prometem realizar nesta quarta-feira um ato público em protesto a PEC 412/2009, que tramita na Câmara dos Deputados e prevê autonomia funcional, administrativa e financeira à Polícia Federal. Em Porto Alegre, o protesto está previsto para às 11h, no saguão da Superintendência Regional. No interior do Estado será em frente às Delegacias de Polícia Federal.

O ato tem o apoio Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS). As categorias afirmam que a proposta tem sido alvo de campanha dos Delegados Federais, mas é rejeitada escrivães, papiloscopistas e agentes, que compõem 80% do efetivo.

Segundo os organizadores do ato, os policiais federais defendem a autonomia das investigações, desde que haja a vinculação a um órgão fiscalizador, como o Ministério Público. “Não existe modelo de polícia autônoma no mundo, uma vez que concederia superpoderes aos Delegados Federais, dando-lhes inclusive, com isso, a prerrogativa de escolher o que seria investigado ou não”, diz nota.