A equipe que vai disputar a competição em 2025 foi aplaudida em pé no Salão Azul do Paço Municipal.
Na presença de autoridades, a gurizada foi apresentada individualmente. Os secretários municipais, os vereadores, o procurador do município, Paulo Faraco, o subprocurador, Daniel Rosso, familiares e a imprensa local participaram do evento. O grupo de 28 atletas já pré-inscritos, juntamente com a comissão técnica, recebeu diversas mensagens de incentivo pela representatividade na competição internacional.
Leia mais: Balneário Caverá, em Alegrete, está entre os 80 pontos próprios para banho no RS
Pelo segundo ano consecutivo, é realizada a apresentação do elenco por meio do município, neste ano sob a batuta do novo prefeito. A mesa foi composta pelo prefeito Jesse Trindade e seu vice Luciano, os secretários Antônio Carlos e Rodrigo Guterres, e, representando o clube, Vinicius Arrussul.
Leia mais: Gabriela Weiler, a primeira Secretária de Agricultura e Pecuária de Alegrete projeta desafios e metas para 2025
Foi o dirigente rubro-negro o primeiro a se manifestar. Ele saudou os presentes e, logo em seguida, citou o comprometimento da equipe em fazer o melhor. ‘Tivemos uma preparação intensa desde o início de 2024, após o Efipan, e isso foi um diferencial. O time está ciente de seu papel e vamos em busca da classificação para o torneio’, destacou Arrussul, mencionando os nomes que são importantes para esse trabalho.
O secretário de educação esporte e lazer Rodrigo Guterres, enfatizou a importância dos pais nesse processo de acompanhamento. Ele mencionou que cada pai é importante nessa etapa do atleta. Alimentando o sonho de ser jogador de futebol. No entanto, Rodrigo foi categórico em falar que dali muitos serão cidadãos, trabalhadores, profissionais respeitados e alguns vão ser jogador, mas o importante é respeitar, ter civilidade. O esporte agrega, pontou o educador físico e secretário.
Leia mais: A semana será de temperaturas altas, com máximas chegando a 37°C em Alegrete
Rodrigo ressaltou o investimento duro, em suas palavras feito pela gestão. O intuito é proporcionar o melhor para o evento, ponderou. Com ajustes na iluminação, reparos na parte elétrica. O Estádio foi todo reestruturado para oferecer as condições necessárias aos atletas e mais segurança aos torcedores. “Vai ser uma experiência significativa para vocês. Façam o melhor possível”, finalizou o secretário.
O secretário de infraestrutura Antônio Gomes foi econômico em suas palavras. Enfatizou o discurso do colega da educação, se disse atento as demandas de infra no estádio e desejou uma boa competição aos jogadores.
Já o vice-prefeito Luciano Belmonte, mencionou a importância do evento e também desejou sucesso ao grupo do Flamengo. Em seu primeiro pronunciamento oficial como vice, Belmonte pediu para comunidade prestigiar os meninos.
Coube ao prefeito encerrar a cerimônia. Trindade falou da gestão, citando que acabara de sair da primeira reunião de secretariado. Em sua fala, reafirmou que vai investir no esporte. Uma das principais bandeiras de seu governo. Jesse destacou a presença dos vereadores e disse que o Efipan tem que se profissionalizar e que vai gestionar junto aos organizadores melhorias para a próxima edição. “A prefeitura é parceira do Efipan, e juntos queremos o melhor. Assumimos dia 1º, mas já estamos juntos nesse”, comentou. O prefeito brincou com a gurizada e disse que já arrumou sua camisa do Flamengo. “Quem sabe não dou sorte e possamos fazer história nessa edição. Já me disseram que o time é muito bom”, finalizou, citando que por duas vezes o Flamengo já foi vice-campeão do encontro.
Com muitos flashes, o elenco posou para a foto oficial. Logo em seguida, os atletas se reuniram numa roda e fizeram uma oração para um colega que está enfrentando problemas de saúde e não poderá disputar o torneio.