Na manhã desta terça-feira (07), foi realizada a plenária pró-Fórum Municipal de Educação, no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Promovida pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Alegrete e pelo Conselho Municipal de Educação, a plenária tinha como objetivo a criação de uma comissão para a organização do Fórum Municipal de Educação.
Na pauta da plenária, quatro pontos: a proposta de trabalho, revisão do regimento do fórum, formação da comissão para organização do fórum e elaboração de um cronograma de atividades. Após a apresentação da proposta de trabalho, os presentes tinham três minutos para argumentar sobre algum item do regimento interno que considerassem ser necessária a revisão.
Feita a revisão, foi o momento da escolha da composição da comissão de organização do fórum, que seria articulada apenas com as entidades que mandaram representação à plenária. Por fim, a comissão se reuniria para começar a organização do Fórum Municipal de Educação, que tem como objetivo institucionalizar mecanismos do planejamento educacional participativo, na garantia do diálogo como método e a democracia como fundamento.
Para a diretora da Secretaria de Educação e Cultura, Virgínia do Rosário, o fórum fomenta discussões decisivas para a construção coletiva do plano municipal de educação. “Este fórum é muito importante para o debate de questões complexas como, por exemplo, a reprovação e a evasão escolar”, comenta.
FOTO: Andressa Benites