PM salva mulher que se afogava no Rio Ibirapuitã, em Alegrete

Mais um ato de bravura e heroísmo de um policial militar salvaram a vida de uma mulher, que se jogou da Ponte Borges de Medeiros, no final desta manhã(23).

Diogo de Oliveira Bica, soldado Bica (GOE), se jogou na água assim que percebeu que a vítima não iria se salvar. A atitude dele foi fundamental para que ele pudesse resgatá-la. De acordo com a soldado Palhano, eles receberam o chamado através da rádio operadora Cristiane, de que uma pessoa havia se jogado da Ponte. Ao chegarem no local, os policiais, desceram em direção a Vila Nova, represa da Termoelétrica, quando ela percebeu que o soldado Bica, já estava na água.

“Quando percebi, ele já estava nadando em direção à mulher. Ali tinha correnteza e muita pedra. Ela já estava se afogando quando ele a pegou e a segurou até o auxílio para tirá-la do Rio.” – contou à reportagem a soldado Palhano.

Logo que o soldado Bica segurou a mulher, os Bombeiros, soldados Ramos e Duarte chegaram para ajudar.Um Bombeiro à paisana, Fernando Severo Fagundes, soldado Fernando, estava passando na hora e, também, entrou no Rio Ibirapuitã para auxiliar no resgate da vítima. O sargento Soares dos Bombeiros permaneceu à margem.

A mulher que está com depressão foi retirada com vida e foi levada à UPA pela ambulância da Unidade de Pronto Atendimento. Ela permanece em observação.

O soldado Bica sofreu escoriações e lesões devido às pedras e, também, passa por exames. Até o momento da postagem permanecia hospitalizado. Se não houvesse a atitude rápida do policial a mulher não teria resistido. O apoio dos bombeiros foi muito importante.

Este foi o segundo salvamento que o soldado Bica realiza na águas do Rio Ibirapuitã. Em dezembro de 2015 ele resgatou um menino que estava se afogando no Rio.

Eu não sou salva vidas, mas na hora, a missão e o desejo de salvar a vida da pessoa que está ali, sempre fala mais alto. O soldado destaca que agiu mais uma vez na emoção, mesmo diante do perigo. “É uma sensação única sentir que você é a última esperança de vida a uma pessoa”. A reportagem acompanhou o resgate.

Também estavam na guarnição da Brigada Militar, através do GOE, soldados Bianchini, Palhano, Guerra, André, Matheus e o Tenente Gerson.

 

Flaviane Antolini Favero