Policiais civis de Alegrete recebem treinamento da Academia de Polícia

Nessa quarta-feira (23), a Polícia Civil de Alegrete recebeu treinamento da Academia de Polícia (Acadepol). A capacitação foi ministrada pelo delegado Marco A. Souza, integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core)* e com habilitação no FBI, o inspetor Rafael Grossi, também do Core e o inspetor Maiguel Turra, com especialização em explosivos.

O treinamento teve a participação de 30 policiais das regionais de Alegrete, Santana do Livramento e Santiago. O objetivo foi instruir, refletir e discutir sobre técnicas e estratégias que possibilitem maior segurança aos policiais em seu trabalho.

No final da tarde, o delegado Valeriano Garcia Neto, titular da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Alegrete, a delegada Patrícia Sanchotene, titular da 12ª Delegacia Regional da Polícia Civil e os instrutores conversaram com a imprensa sobre o treinamento.

O delegado Valeriano Neto mencionou a relevância do currículo e atuação dos instrutores e avaliou a capacitação como um momento muito positivo para a Polícia Civil de Alegrete, assim como, para a Fronteira Oeste. Além disso, falou sobre a importância das capacitações que possibilitam aos policiais trocas de conhecimentos, treinamentos de técnicas e estratégias que resultam em ações práticas com redução de danos e, consequentemente, em mais segurança aos policiais.

A delegada Patrícia Sanchotene mencionou a relevância das capacitações e das parcerias entre as delegacias regionais, que possibilitam eventos como esse. “Eu saio daqui hoje muito mais tranquila, pois sei que os policiais das nossas regiões saem com uma série de informações que vão beneficiar a prática da atividade policial, que vão deixá-los mais seguros para a realização dessas atividades e eles também vão poder multiplicar esse conhecimento junto às equipes nas delegacias de polícia”, descreveu a delegada. 

O delegado Marco Antônio, destacou a satisfação com o treinamento realizado. Além disso, discorreu sobre a importância de um trabalho de qualidade, que é oportunizado a partir de ações como essa, em que policiais capacitados e com “atuação na ponta”, que estão diariamente em confronto com organizações criminosas, são os instrutores dos treinamentos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades pelos policiais que recebem os cursos.

O inspetor Maiguel Turra ressaltou que as técnicas trabalhadas na capacitação são utilizadas por grupos táticos especiais e tem como objetivo a proteção do policial.

O inspetor Rafael Grossi ressaltou o que os colegas disseram e agradeceu a acolhida que receberam dos colegas das regionais, assim como, o comprometimento dos policiais que realizaram o treinamento.

Por fim, o delegado Valeriano afirmou que “eu me arrisco a tentar resumir tudo o que foi dito hoje, tudo o que foi trabalhado, em uma palavra: segurança. Segurança do policial, que considero ser o mais importante, a nossa maior missão. É ir lá cumprir um mandado, efetuar uma prisão, entrar em um ambiente hostil, de risco e muitas vezes policiais morrem nessas situações em função do risco que correm. Então, para todo esse trabalho hoje, meu mais profundo agradecimento pelo empenho de vocês que não vieram aqui despejar um conteúdo, mas vieram nos ajudar a retornarmos no final do dia sãos e salvos pra casa”.

*A Core foi criada em 2018 e tem como objetivo proporcionar apoio tático e operacional às demandas da Polícia Civil. Ela abrange a Divisão de Operações Aéreas e o Grupamento de Operações Especiais. Cada região do estado possui um Núcleo Tático Regional.

Laís Alende Prates