Mais uma importante demanda na área de educação vai ser atendida pela Administração Municipal. A Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), prepara a construção do novo refeitório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Cadore.
A comunidade do Polo Educacional do Angico já foi apresentada ao projeto do novo espaço pelo secretário Jorge Sitó e aguarda os últimos trâmites para o início da construção. Com área total de 153 m², além do espaço para o refeitório propriamente dito, a nova edificação ainda terá cozinha ampla, despensa, área de circulação e área externa coberta. O total investido será de aproximadamente 100 mil reais em recursos próprios da SMEC.
Localizada no 2º Subdistrito – Itapororó, distante 55 km da zona urbana, a EMEB João Cadore atende 102 alunos, com ensino médio ofertado também às regiões do Mariano Pinto e Rincão da Chácara. Passa a funcionar em 2015 com educação integral em 7 horas diárias, com apoio dos Programas Mais Educação e Dinheiro Direto na Escola. “A importância do Polo do Angico é estratégica para uma região afastada e povoada do município. A qualificação da estrutura estava planejada e será executada”, garante a vice-prefeita Preta Mulazzani. Em 2012, duas novas salas de aulas foram construídas no educandário.
OUTRAS OBRAS – A SMEC já cadastrou projeto junto ao Ministério da Educação via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de mais salas de aula na EMEB João Cadore. Atualmente, três pólos educacionais passam por obras: EMEB Alfredo Leães (Pólo Rincão do São Miguel), EMEB Silvestre Gonçalves (Pólo Rincão do 28) e EMEB Costa Leite (Pólo do Jacaquá), este último com a construção de um pavilhão inteiramente novo. “O investimento na educação do campo tem sido ininterrupto em nossa gestão. Todas as escolas receberam ou estão recebendo algum tipo de melhoria”, realça o prefeito Erasmo Guterres Silva.