A experiência inovadora de compartilhamento de gestão que permitiu a abertura da Unidade de Pronto Atendimento em Alegrete recebe atenção de municípios da região. Na tarde do último sábado (10), o prefeito Erasmo Guterres Silva e a secretária de saúde do Alegrete, Maria do Horto Salbego, receberam na recém inaugurada unidade, o prefeito de São Borja, Farelo Almeida, o secretário de saúde daquele município, Moacir Auzani, e a enfermeira Ana Valduga.
A visita deve-se à proximidade da conclusão da obra civil da unidade no município vizinho. Além do estudo sobre o modelo de gestão a ser utilizado, as autoridades buscaram conhecer a estrutura física, equipamentos e formação de equipe. A impressão foi positiva. “A Prefeitura do Alegrete está de parabéns pelo serviço qualificado”, atestou o secretário Auzani.
Para a secretária de saúde, a estruturação da UPA desenvolveu-se ao longo de muitos meses. “A costura para que tenhamos hoje o serviço em funcionamento envolveu muitos setores e níveis governamentais. Felizmente tivemos sucesso”, afirma Maria do Horto. O prefeito Erasmo Silva agradeceu a visita e colocou a equipe à disposição. “A missão do gestor é garantir melhorias para a população. A cooperação entre os municípios da região deve ser constante para que possamos avançar conjuntamente”, acredita.
A UPA 24 horas foi inaugurada no dia 29 de dezembro e começou a funcionar na manhã do dia 30. Com atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, a UPA tem capacidade para atender uma comunidade com até 100 mil habitantes e tem a gestão compartilhada entre a Prefeitura do Alegrete e Santa Casa de Caridade. Devido ao grande número de serviços em saúde que oferece, a UPA tem estrutura para tratar enfermidades de seus usuários em 97% dos casos, sem necessidade de internação hospitalar.
FOTO: Paulo André Dutra