O “Projeto Alegrete”, os reinos silenciosos da cidade que inventei” foi apresentado ao embaixador português
Nesta na terça-feira (29), após a participação na reunião do Palácio Piratini em Porto Alegre, o prefeito Erasmo Silva cumpriu agenda em Brasília. A ocasião foi um encontro com o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, em que também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Cleni Paz, e José Roberto Ramos, idealizador do projeto “Alegrete, os reinos silenciosos da cidade que inventei” que, na ocasião, foi apresentado ao embaixador português.
Além da apresentação do projeto que busca o estreitamento de laços entre Alegrete e a Freguesia do Alegrete, em Portugal, o encontro também teve como pauta a articulação de uma viagem àquele país em outubro para a assinatura de um convênio entre a Universidade Federal o Pampa (UNIPAMPA) e a Universidade de Évora, possibilitando um intercâmbio acadêmico e tecnológico para estágios, pós-graduação, mestrado e doutorado na área das engenharias entre as duas universidades.
Ainda na reunião, também foi organizada a apresentação do Coral Municipal no Castelo da Freguesia de Alegrete, que começou a ser viabilizada com a visita da vice-consulesa de Portugal no Rio Grande do Sul, Adriana Melo Ribeiro, a Alegrete em junho deste ano. Para o prefeito Erasmo Silva, esse momento de articulação só traz benefícios. “Tanto com o convênio entre as universidades quanto com a aproximação entre os Alegretes por meio da apresentação do coral vão trazer maior visibilidade ao município”, afirma.