Prefeito Ronnie Mello confirma retorno do comércio de produtos e serviços de forma organizada e gradativa

Na tarde desta terça-feira, após reunião com representantes de vários setores da economia local, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello garantiu que a partir de quinta-feira (16), o comércio de produtos e serviços voltará a funcionar de forma organizada e gradativa. Segundo o prefeito, trata-se de uma decisão municipal que só será possível com o empenho de todos e que é respaldada pela declaração do Governo do Estado de que cada cidade tem as suas peculiaridades.
“Uma série de restrições e orientações será imposta através do novo decreto municipal que será publicado na noite desta quarta-feira. Pedimos a compreensão e principalmente, o envolvimento de todos, pois para que o retorno seja com segurança é preciso haver conscientização”, disse o Prefeito Ronnie Mello.

Respaldo da saúde ?
A decisão do prefeito Ronnie Mello tem como base as orientações dos profissionais da saúde. “O comportamento das pessoas vem sendo estudado e acompanhado pelas nossas equipes e o setor de saúde trabalha com dados reais e diários oferecendo uma estrutura compatível com as exigências do momento, entre as quais, os centros de triagem, a UPA Zilda Arns e a própria Santa Casa que oferece 45 leitos específicos para eventuais pacientes da COVID 19, oito leitos em UTI Coronavírus e 25 respiradores. Além disso, o município disponibiliza o programa Capacita COVID 19 que leva diariamente informações para a comunidade e preparação dos setores para o enfrentamento a doença”, disse o Prefeito.

Limitações ?

De acordo com o Executivo Municipal, para que a cidade volte com segurança, a Prefeitura determina que as seguintes providências sejam adotadas:

  • Sanitização das mãos de clientes na entrada do estabelecimento através de álcool gel 70º ou balcão com pia, água e sabão.
  • Tapete úmido com água sanitária ou hipoclorito de sódio na entrada dos estabelecimentos
  • Desinfetar superfícies tocadas com frequência (corrimão, maçaneta, balcões, interruptores, janelas, telefones, teclados dos computadores, etc.).
  • Varredura úmida nos pisos com mops ou panos de limpeza utilizando água sanitária ou hipoclorito de sódio.
  • Não será permitido a utilização de utensílios compartilhados (copos, toalhas, etc.), dando a preferência na utilização de opções descartáveis.
  • O ar condicionado e climatizadores poderão ser utilizados, mas todas as portas e janelas devem estar abertas e ambiente sempre arejado.
  • Manter distância mínima entre 2m entre colaboradores e clientes.
  • Disponibilizar um frasco de álcool gel 70º, com mínimo de 150gr, para cada colaborador.
  • Todos os colaboradores devem fazer uso de máscaras (podendo ser artesanais).
  • Orientar com adesivos no chão o distanciamento de 2m nas filas.
  • Atendimento de 50% do PPCI respeitando o distanciamento de 2m

Um novo fechamento
O prefeito Ronnie Mello informou que o Governo trabalha com responsabilidade, analisando diariamente os dados e priorizando as orientações dos profissionais da Saúde. “Preciso esclarecer que essa decisão não é definitiva e que se for necessário o comércio e outros serviços serão novamente fechados. Seremos ainda mais rigorosos na fiscalização dos setores, pois todos são responsáveis pela saúde da comunidade”, finalizou o Prefeito.

? As aulas nas escolas públicas e particulares continuarão interrompidas até o dia 30 como já estava previsto no último decreto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uruguaiana