Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Danilo dos Santos

A Secretaria de Governo da Prefeitura de Alegrete informa que, em virtude do falecimento do professor, historiador e carnavalesco Danilo Assumpção Santos, ocorrido no último dia 30 de maio, está decretado luto oficial de três dias no Município de Alegrete.

Danilo dos Santos

O decreto se dá em função dos relevantes serviços prestado à comunidade alegretense pelo professor, historiador e presidente do Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete (CEPAL

CEPAL

Após os atos fúnebres, na Câmara de Vereadores, Danilo Santos foi  levado até a cidade de Santa Rosa onde será cremado. Centenas de pessoas passaram no plenarinho da Câmara para o adeus ao mago Danilo Santos, como era chamado pela Escola de Samba Unidos dos Canudos.

O mestre

Professor de Língua Portuguesa, Danilo Santos foi o que nos dias de hoje pode se denominar de “multimídia”. Irreverente, e de um invejável conhecimento em todas as áreas, era na História Universal que ele deixava transparecer sua grande paixão. Irrequieto, o professor estava há anos afastado das salas de aula. Dedicou-se nos últimos tempos ao CEPAL, Centro de Documentação e Pesquisa de Alegrete. A ONG  detém atualmente o maior acervo de livros, documentos e relíquias históricas e arqueológicas do Município.

No carnaval, Danilo foi um mestre. Como carnavalesco, foi o maior colecionador de títulos nos anos 70 e 80 à frente da sua escola do coração, Unidos dos Canudos.