Prefeitura esclareceu à imprensa como vai funcionar a UPA

Numa entrevista coletiva com a imprensa, neste dia 29, a Administração Municipal, Santa Casa e Conselho de Saúde esclareceram como vai ser o funcionamento da UPA que iniciou oficialmente o atendimento às 7h desde o dia 30 de dezembro.
021
Maria do Horto Salbego, Secretária da Saúde, foi a mais questionada. Ela explicou que a UPA de Alegrete é de padrão 1, que contempla cidades de até 100 mil habitantes.
Em um primeiro momento, esclarece que terá dois médicos, um em cada turno, quatro enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem.
A Prefeitura vai ceder os profissionais e a Santa Casa vai realizar a administração da Unidade de Pronto Atendimento. Para isso, colocou a Secretária da Saúde, serão repassado R$ 305 mil reais que vem da União, Governo do Estado com contrapartida do Município (gestão tripartite).
023
A UPA é capacitada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde para atender urgências, emergências e ainda consultas.
Ela salientou que a área Vermelha – é para urgências, o que não pode esperar (acidentes graves, AVC, infarto, entres outros). A área Amarela vai  atender as emergências, problemas de saúde que podem esperar um pouco. Já a área Azul e Verde serão para as consultas que, segundo o protocolo internacional, seguido pelo Ministério da Saúde, o paciente pode esperar até 4 horas.
028
Questionada se teria algum profissional para verificar a real necessidade de cada pessoa que chega ao local, informou que dois profissionais estarão na área de acolhimento vendo a necessidade de cada paciente, repassando a cada área de atendimento da UPA.
AS UBSF
Maria do Horto reafirmou que hoje existem 18 unidades básicas de atendimento de saúde da família nos bairros de Alegrete. É para lá que os pacientes devem se dirigir até o horário em que as unidades  estiverem abertas. “Lá é feito um trabalho diferenciado, com uma equipe capacitada que  vai evitar que muitos problemas cheguem a UPA ou à Santa Casa”,ressalta.
024
025
Antonio Jorge Barcelos, administrador da Santa Casa de Caridade , falou que é um desafio bonito e progressivo. “Só temos a crescer com a parceria da Prefeitura e Conselho. A UPA é uma área muito bem equipada. Ela esteve fechada por muito tempo e agora vai abrir. É o pontapé inicial. Vai haver reclamações, como em todas as mudanças e serviços novos, mas vamos trabalhar unidos para melhorar”. Avisou que devem ter paciência neste início de trabalho. A meta, de acordo com Barcellos, é para que as coisas andem e possam  bem atender à comunidade.
029
O prefeito Erasmo Silva agradeceu a presença da imprensa e apenas falou: – Quando iniciamos nosso governo, em 2009, havia apenas duas unidades de saúde da família, hoje são 18 atendendo à comunidade. Segundo ele, A UPA vem coroar este processo. E comparou, mais uma vez, a reação das pessoas a um copo com a metade de água.”Para o otimista ele está quase cheio, para o pessimista está vazio.”