Prefeitura mobiliza suas equipes e faz levantamento da extensão dos prejuízos

O temporal que se abateu sobre a cidade nesta madrugada foi avassalador em alguns bairros da cidade. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutrura e a Defesa Civil e o apoio das demais secretarias mobilizou suas equipes para atender os casos mais urgentes.
Entre os prédios mais atingidos, a Escola Municipal Princesa Isabel teve seu telhado atingido em que folhas de zinco foram jogadas para sobre casas de vizinhos. Felizmente, ninguém saiu ferido, mas o pavor que tomou conta pelos estragos causados. Também o prédio da Escola Saint Pastous de Freitas teve parte de sua cobertura danificada e o Bairro Nilo Soares Gonçalves, onde muitas casas foram atingidas. Postes e árvores caíram em vários pontos da cidade.

A Defesa Civil desde as 5h está mobilizada fornecendo lonas para 29 as famílias que solicitaram ajuda. Mais de 180 metros de lonas já foram distribuídas. A Prefeitura está fazendo um levantamento da situação sobre a extensão dos estragos causados pelo temporal, conforme informou o diretor do Parque de Máquinas , Romário Dornelles. Engenheiros da Prefeitura farão uma avaliação dos prédios públicos atingidos para ter uma extensão dos danos.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dornelles, informou sobre os prejuízos: no Princesa Isabel, toda a cobertura do prédio foi arrancada e caiu sobre cinco residências próximas. O temporal não só destelhou o prédio como atingiu a biblioteca e a sala de informática. Equipamentos como computadores e alguns móveis foram retirados para o andar térreo e cobertos com lona devido à infiltração no piso.
Na Escola Antônio Saint Pastous de Freitas, houve estragos no telhado, atingindo quatro salas de aula.Também a Escola Vilaverde Moura foi atingida em sua cobertura.


O prefeito Márcio Amaral convocou uma reunião para hoje, às 17h, no salão do Palácio Ruy Ramos, com todos os secretários, , para tratar sobre a situação pós temporal. Sobre decretação de situação de emergência, o prefeito Márcio Amaral informou que, sensacionalismos à parte, há todo um ritual a ser cumprido e depende muito do levantamento que será feito sobre os prejuízos causados por esse temporal.
Os eventos da Semana da Arte foram cancelados.

Fotos Gabinete/Infra/SAP/Defesa Civil

Fonte: DPCOM