Preocupante número de pessoas que não comparecem a consultas no CEMA

Não é difícil se ouvir reclamações de pessoas que necessitem de médico na Rede Municipal de Saúde e que,por algum motivo, dizem que nãos conseguem consultas nas ESFs ou que esta, no caso de especialista demora pelo SUS.

A demanda é grande, mas por outro lado, uma realidade preocupa gestores de saúde de Alegrete.  O não comparecimento a consultas ou exames marcados em serviços da Rede de Saúde.

Só no Centro de Especialidades Médicas- o CEMA que atende na Rua Luis de Freitas  tem 11 especialidades médicas- Otorrino,  Cardiologia,Pneumologia, Urologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Traumato, Cirurgia Ambulatorial, Nefrologista e médico de doenças vasculares. As consultas com especialista, conforme André Antunes, são marcadas pelas ESFs onde os pacientes consultam.

O problema é que existem muitos que marcam e não vão ao atendimento no dia agendado. Isso é muito comum e só no mês de junho passado, conforme relatório, 85 pacientes deixaram de ir a sua consulta com algum desses especialistas. Só de eletrocardiograma, 78 marcaram e não foram realizar o exame.

Isso é uma atitude que prejudica tantos outros que precisam de consulta ou de exames pelo SUS , observa o Enfermeiro. Ele acredita que a pessoa deve fazer um esforço e comparecer à consulta ou aos exames pré agendados.

Vera Soares Pedroso