Presídio de Alegrete observa com rigor o protocolo para neutralizar o Coronavírus entre os detentos

O Presídio Estadual de Alegrete registra nesta semana o número de 158 apenados, conforme informação na tarde de quarta-feira(6), um número muito superior à capacidade da Casa prisional que é de 81 detentos. Mas de acordo com o administrador Cledir Pies, neste período a situação está tranquila, o trabalho do efetivo vem acontecendo de forma exaustiva para que todos os cuidados contra o combate à Covid- 19, neste período de pandemia sejam tomados, assim como, em relação aos apenados. No momento, conforme Decreto Estadual, as visitas estão suspensas, embora as famílias têm o dia em que podem levar sacolas com alimentos e material de higiene para os presos. Com a orientação do Conselho Nacional de Justiça, em Alegrete, 11 apenados que estavam no grupo de risco: gestante, preso com tuberculose, pneumonia, HIV e acima de 60 anos foram colocados em regime domiciliar com o uso da tornozeleira eletrônica.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou essas medidas de prevenção do novo coronavírus no sistema carcerário, dentre elas, a liberação de presos dentro do grupo de risco de agravamento do COVID-19, como maiores de 60 anos e presos provisórios.

Em Alegrete, até o momento, apenas um apenado de outra cidade apresentou sintomas gripais e realizou o teste, no início de abril e o resultado foi negativo. Depois, nenhum outro caso suspeito foi registrado.