Preso advogado suspeito de participar de esquema para liberar presos durante a pandemia de Covid-19

Operação da Polícia Civil identificou, com a ajuda do Poder Judiciário, advogado que teria utilizado atestados médicos falsos para liberar presos.

Um advogado foi preso na manhã desta quinta-feira (16), pela Polícia Civil, suspeito de participar de um esquema que utilizava atestados médicos falsos para pedir a liberação de presos em função da pandemia de coronavírus. Ele foi detido na cidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o delegado Vinicios do Valle, que comandou a Operação Avocat, a identificação do suspeito foi possível com a ajuda do Poder Judiciário. “Instauramos inquérito e verificamos que houve peticionamento de determinado atestado com suspeita de falsidade”, explica. Ele alegava que os presos faziam parte do grupo de risco da doença.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa e no escritório do suspeito na manhã desta quinta. “Recolhemos documentos, computadores e cerca de R$ 7 mil em dinheiro”, diz o delegado André Anicet.

O advogado foi preso preventivamente e é investigado por crimes contra a fé pública e contra a administração da Justiça. “Vamos avaliar o material apreendido e fazer exames periciais. Na sequência faremos análise do material e chegaremos a esclarecimentos”, destaca Valle.

A operação também aconteceu na cidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana.

Fonte: G1