Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio e, neste ano, o Comitê Estadual que é coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) desenvolve uma programação que inclui ações que reafirmam a Promoção à Vida, com foco na prática da escuta, acolhimento, atenção e cuidado com as pessoas que apresentam sinais de sofrimento. Também é essencial que essas pessoas sejam orientadas a procurarem ajuda nos serviços de saúde para a prevenção e redução dos indicadores de suicídio no Rio Grande do Sul.
Em 2023, foram notificados no Rio Grande do Sul 1.548 casos de suicídio. Desses, 80% foram entre homens. Dados mais completos e detalhados sobre esses números serão ainda neste mês publicados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Em Alegrete, no ano passado foram notificados 65 casos de suicídio, no Rio Grande do Sul ocorreram 1.548 casos de suicídio. Desses, 80% foram entre homens. Dados mais completos e detalhados sobre esses números serão ainda neste mês publicados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Entre os dados que o boletim epidemiológico apresentará, estão as ocorrências por tipo de população. Numa prévia do que a publicação trará, já é possível apontar que entre as autoagressões sem intenção de morte, a ocorrência é mais comum entre jovens, enquanto as tentativas de suicídio predominam entre mais em pessoas adultas, com preponderância entre as mulheres. Nos óbitos, as maiores taxas ocorrem entre os idosos e entre o público masculino.
Pamela Iraímas, do empoderamento a busca pela autogestão da saúde
As atividades programadas para o Mês de Promoção à Vida incluem um olhar nas populações mais vulneráveis e nas regiões com os maiores índices, seguindo os registros epidemiológicos mais recentes. A programação começa com veiculação de vídeos nas redes sociais, na primeira semana de setembro, com a participação de atletas do Grêmio e Internacional falando sobre a importância de as pessoas procurarem ajuda nos serviços de saúde.
No dia 18 de setembro será realizado em Rio Grande, o 8º Seminário estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. Será a primeira edição descentralizada deste evento que a partir deste ano será em regiões prioritárias do RS que apresentam altos índices por causa multifatoriais.
Também serão desenvolvidas diversas atividades em escolas, universidades, serviços municipais de saúde da Capital e do interior. Em outubro, finalizando a programação, no dia 4, haverá uma live sobre saúde mental no Pré-natal da Atenção Primária de Saúde (APS). A transmissão online pelo canal da Divisão da Atenção Primária à Saúde da SES no YouTube.
Dicas para se sentir melhor no cotidiano:
– Atividades físicas ao ar livre
– Valorização dos relacionamentos interpessoais, participação de grupos de convivência na comunidade
– Descobrir e praticar novas habilidades
– Nos primeiros sinais de sofrimento, procurar ajuda em uma unidade de saúde mais próxima da sua residência