A campanha de vacinação contra Gripe H1N1 está sendo realizada, em Alegrete, desde a última segunda (12), e a estimativa é de que cerca de 5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Rio Grande do Sul.
O Município, de acordo com a Secretária da Saúde, Haracelli Fontoura, recebeu neste primeira remessa 2.050 doses.
A primeira etapa começou pelas crianças acima dos seis meses e com menos de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até seis semanas), trabalhadores da saúde e indígenas. Esse grupo, de acordo com dados da SES, soma 1.274.925 mil pessoas no Estado. Elas receberão a dose entre 12 de abril e 10 de maio.
As pessoas do atual grupo, neste momento, estão indo às salas de vacinas do da Rede Pública do Município receber o imunizante contra a H1 N1, informou a Secretária.
Em seguida, será a vez de idosos a partir de 60 anos e professores, que totalizam 2.284.961 integrantes. Eles poderão se imunizar entre 11 de maio e 8 de junho.
De 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, os caminhoneiros, os trabalhadores do transporte coletivo, os trabalhadores portuários, as forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional. Juntos, somam 1.450.199.
De acordo com especialistas, a vacina da gripe, também chamada de influenza, é ainda mais importante durante a pandemia, pois ajuda no diagnóstico para o coronavírus.
Vera Soares Pedroso