Professora Vera Palma recebe Mérito em emocionante solenidade na Câmara

Uma noite emocionante na Câmara concedeu mais um Mérito Legislativo. A sexta-feira (27), foi especial para homenageada Vera Lúcia Palma de Freitas.

A professora recebeu o Mérito Legislativo, outorgado pela Câmara Municipal de Alegrete, pelos relevantes serviços prestados à comunidade alegretense, através da preposição do vereador Paulo Berquó/PT, aceita por unanimidade pelos demais vereadores.

Um bom público, entre ex-alunos e ex-atletas do voleibol do Instituto de Educação Oswaldo Aranha, e convidados prestigiou o ato. A alegretense atuou por décadas no IEEOA, onde foi educadora física e liderou equipes que conquistaram títulos importantes no voleibol e handebol.

Atualmente é reveladora de talentos na modalidade de pádel, inclusive com ascensão mundial no esporte. Um vídeo produzido pelo Gabinete do vereador Paulo Berquó, exibiu dezenas de atletas e figuras emblemáticas do esporte, que enviaram mensagens enaltecendo a trajetória da professora. Cleber Xavier, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol, e André Morroni, presidente da Federação Gaúcha de Padel. Ex-alunos, como o cantor e apresentador Neto Fagundes, e a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Jardim, também enviaram saudações, reverenciando a personalidade e competência de Vera Palma.

Dos atletas do Padel, destaque para a mensagem vinda da Espanha, de Lucas Campagnolo, um dos principais nomes da modalidade no cenário mundial. Vera Palma ainda recebeu um buquê de flores, enviado pela ex-primeira dama do Município, professora Eda Jardim, e outro da Direção do Instituto de Educação Oswaldo Aranha, entregue por Millene Wernz.

O diretor Ernesto Viana, em viagem, não pode comparecer, mas enviou também uma saudação por vídeo. Em seu pronunciamento, Paulo Berquó falou em nome de todas as bancadas e destacou as qualidades da homenageada: A Vera, com sua natural inquietude, tomou novos rumos, abandonou a trajetória vitoriosa no voleibol e levou para o pádel toda a sua energia, seu carisma, sua capacidade de aglutinar e seu dom natural de formar grandes atletas.

O Padel de Alegrete ganhou a Vera. E com isso outra dimensão. Aquela relação afetiva e respeitosa dos atletas do vôlei foi de forma natural se reproduzindo em outra modalidade. E hoje Alegrete, está no cenário mundial do pádel e seus atletas cruzam fronteiras, levantam taças, disputam as principais ligas do mundo, figuram nas seleções nacionais, sabendo sempre que tiveram nessa pequena gigante uma espécie de farol a iluminar seus caminhos.

A diretora de Cultura do Município, Andréa Oliveira, representou o Executivo, e destacou que também foi aluna da Vera Palma e, mesmo não sendo atleta, recebeu ensinamentos que trouxe para a vida, como a capacidade de liderar e de se impor sem ser autoritária, e revelou estra feliz por tomar parte numa solenidade repleta de amigos, em homenagem a uma professora que marcou tantas gerações.

A homenageada, ao fazer uso da palavra, não disfarçou a emoção. Lembrou que seu pai, Eduardo Palma, foi vereador e aquela tribuna, era um dos espaços que mais o entusiasmava, pelo ardor e amor com que se dedicava à política. Agradeceu a presença dos alunos, dos atletas, dos colegas e, naturalmente, do proponente, Paulo Berquó, seu ex-atleta e que “mora em seu coração”.

A solenidade encerrou com fotos, abraços, aplausos e muito afeto. “Além de todo o merecimento deste título, a Verinha conseguiu hoje reunir muita gente que há anos não se via. Foi lindo”, disse Berquó.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, Cléo Trindade (MDB), e foi prestigiada pela vereadora Maria do Horto (PT) e Luciano Belmonte (PP). O currículo da homenageada tem uma brilhante carreira no universo esportivo e educacional de Alegrete, com larga experiência como educadora.

Foi modelo para gerações de atletas que passaram pelo IEEOA e posteriormente foi pioneira na introdução do pádel em nossa cidade. Através dela, vários atletas ganharam expressão mundial.

Vera Lúcia Palma de Freitas nasceu em Alegrete em 21 de junho de 1954. Filha de Eduardo Rodrigues Palma (ex-vereador ) e Lisette Carbonell Palma. É mãe de Melissa, Mirelle e Thiago; e avó de Laura e Pedro.

Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, especializou-se em Voleibol pela UFRGS e em Padel pela APA (Argentina). Foi professora das escolas Francisco Carlos, Paul Harris e Escola Divino Coração. No IEEOA, notabilizou-se como uma das mais importantes treinadoras de voleibol, participando de várias finais dos Jogos Escolares do RS. Foi várias vezes campeã do JIMP em Rosário do Sul e teve diversos atletas convocados para as Seleções Gaúcha e Brasileira.

Na sua carreira também desenvolveu os cargos de coordenadora de Educação Física (IEEOA) e coordenadora regional de Educação Física da 29ª DE. Desde 2005, Vera Palma vem consolidando-se como referência no pádel alegretense. Foi técnica da Seleção Brasileira de Padel (categoria Menores Feminina) e hoje é responsável técnica pelo Match Point Padel, desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes.

Atletas destaque no cenário mundial são fruto do seu trabalho, em especial nomes como Lucas Campagnolo, hoje no WPT, maior campeonato profissional do mundo. Outros atletas que brilham no cenário nacional saíram das escolinhas do Match Point, como Stefano Palma Flores (número 1 do Brasil) e João Pedro Flores (número 3 do Brasil).

Na Semana alusiva aos 90 anos do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, foi homenageada pela escola, que deu o seu nome à Sala de Educação Física do Ginásio.

Júlio Cesar Santos Fotos e Fonte: Gabinete do Vereador Paulo Bérquo