Professores do Município na briga pela unidocência

DSCN0429
Professores das séries iniciais e da educação infantil da Rede Municipal lotaram a Câmara de Vereadores, na noite do dia 27, para saber do andamento do projeto da unidocência. A reunião promovida pelo Legislativo e o Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alegrete- STEMA teve o objetivo de esclarecer o andamento do projeto que trata das mudanças de educadores do quinto ano e de outras relativas a professores da educação infantil .
De acordo com a presidente do Legislativo, a Prefeitura estava pagando a unidocência nos anos 2012 e 2013, só que agora em 2014, entenderam que só deveriam pagar através de Lei. O Projeto foi enviado à Câmara para regulamentar e, com isso o Executivo parou de pagar.
Muitos professores da Rede Municipal tiveram sua unidocência (valor pago a quem leciona na mesma turma varias disciplinas) retirada do contracheque em fevereiro desse ano.
Na audiência estavam revoltados, porque segundo eles, sem aviso, de uma hora para outra viram o seu salário reduzir pela metade, como relata a professora Ana Peres. A professora Claudia Martins pediu a palavra em apoio aos colegas. Ela falou, com ênfase, que as medidas vieram embutidas e enlatadas sem o conhecimento prévio dos professores.
De acordo com o presidente do STEMA, José Pedro Fernandes dos Santos, os professores querem emendas no projeto de lei do Executivo para rever posições e não prejudicar tanto os professores da educação infantil do Município.
A audiência, de acordo com vereadores, serviu para dar transparência do trabalho do Legislativo e, para que os professores tirem suas dúvidas quanto ao Projeto que tramita nas comissões e, que agora está como uma das prioridades da Casa, lembrou o vereador Celeni Viana.
DSCN0437 DSCN0441 DSCN0431
 
Fotos: Vera Pedroso