Programa Dissemina atinge 89,55% de vacas prenhes

A Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP) da Prefeitura do Alegrete completou neste mês de junho mais uma etapa do projeto Dissema, programa estadual de incremento à qualidade genética de bovinos de pequenas e médias propriedades. Em Alegrete, o projeto que conta com a participação de 12 produtores de cinco localidades do município, realizou diagnósticos de gestação bovina, serviço que faz em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Urcamp.

Equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária e produtores do Programa Dissemina (1)

Devido às características do município, especialmente as grandes distâncias entre as propriedades, optou­se pelo sistema de inseminação a tempo fixo (IATF), sendo o sêmen e o veículo fornecidos pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) e o restante do processo realizado pela SAP.

A parceria com a Urcamp possibilitou a realização dos diagnósticos, através da troca de serviços: os alunos do curso de Medicina Veterinária, coordenados pela professora Magda Jochims Vieira, que ministra a disciplina de Reprodução Animal, fazem os exames gratuitamente e assim, adquirem experiência e aprendem na prática a teoria da sala de aula.

dissemina

De acordo com o secretario de Agricultura e Pecuária, Alberto Prates, esta fase do programa apresentou bons resultados, o que reflete o sucesso do método utilizado pela equipe técnica da secretaria. “Das fêmeas que foram inseminadas foram obtidos 61,65% prenhes da IATF e 27,9% prenhes no repasse com touros, perfazendo 89,55% de vacas prenhes nos rebanhos trabalhados”, explica.

FOTOS: equipe SAP