Projeto inédito incentiva crianças e adolescentes na descoberta dos seus pais biológicos

O lançamento do Projeto Pai Presente, aconteceu neste sábado(7), no calçadão de Alegrete.

A ação da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar, em parceria com a Defensoria Pública, realizou o Evento de Divulgação e Orientação em Direitos sobre o Projeto.

De acordo com a Secretária Iara Caferatti, o principal objetivo deste projeto é garantir à criança/adolescente o direito de saber a verdade sobre sua paternidade e a inclusão do nome paterno no registro civil, além do direito à convivência familiar.Para isso, a Defensoria Pública oferece a possibilidade de realização de exame de DNA extrajudicial, de forma rápida e gratuita.

Como principais atividades, foram realizadas orientações aos transeuntes sobre os procedimentos a serem realizados, além da solicitação de serem multiplicadores destas orientações. Foram distribuídos folders informativos sobre o projeto, bem como sobre a própria Defensoria Pública, além de diversas apresentações artísticas à comunidade. A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti, acompanhou as Defensoras Públicas Luiza Garcia e Amanda da Gama na divulgação da proposta na comunicação do município, visando informar a comunidade alegretense sobre essa importante causa, garantia de direitos a crianças e adolescentes.

Também articulou-se através dos CRAS e do CREAS com as Escolas Municipais a elaboração de uma frase, através dos alunos do 5 ano, sobre a importância da presença da figura paterna na vida dos filhos. Frases maravilhosas e sensíveis foram produzidas e expostas à comunidade para votação dos transeuntes, sendo que a frase que tiver mais votos vai receber premiação.