Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais. Os canais estarão abertos até às 23h59min de sexta-feira (6).
Leia mais: Invernada juvenil do Farroupilha é premiada no Rodeio Artístico da 13ª RT em São Sepé
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
“Mais uma vez, tivemos uma participação expressiva da população na etapa de envio de propostas, o que demonstra que os cidadãos confiam na Consulta como uma forte ferramenta para a efetivação de demandas regionais. Na etapa de votação, esperamos o mesmo engajamento”, declarou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Leia mais: Incêndio destrói residência no bairro Santos Dumont em Alegrete
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.
Alegrete consta com a proposta Nº 4 “Projeto Qualificar”, equipar espaços para pessoas idosas. A proposta visa aumentar e qualificar espaços físicos, adequados e seguros. Concorrem na região Fronteira Oeste, mais três propostas regionais.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como o mecanismo participativo que colabora para a definição de prioridades do Orçamento Estadual. Em 2024, foram recebidas 1.120 sugestões de projetos pela população, alta de 31% em relação ao ano anterior.
Foto: Marluã Alende