Projeto visa transformar área do Cerro do Jarau em uma reserva ambiental

Vereadores quaraienses debatem sobre  a transformação da área de 17 mil hectares em torno do Cerro do Jarau 
cerro do jarau
Um estudo está sendo feito para a transformação da área de 17 mil hectares em torno do Cerro do Jarau em reserva ambiental.  O presidente do Sindicato Rural de Quaraí, Ivo Gregório, falou sobre suas análises quanto a este assunto, pois também ficou intrigado com a surpresa desta demanda, a qual questionou junto ao técnico responsável, e que comentou que foi originado na própria sociedade local, porém salientou que como quaraiense, desconhecia o fato, buscou se interar, e descobriu que foi uma demanda feita pela Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Uruguaiana.
Essas pessoas junto a esta associação protocolaram perante o Meio Ambiente do Estado esta demanda, e explicou todas as etapas que foram feitas, e que esta demanda vai de encontro com os compromissos do Governo Federal. Mencionou que o Sindicato irá fazer uma reunião com os responsáveis a fim de que se converse de uma forma madura, mesmo que esta demanda já está protocolada e não pode ser desestruturada, o que se pode fazer é capitalizar este processo e comentou que vai haver uma audiência pública, explicou sobre as etapas que farão e tentar pedir ajuda ao Executivo e Legislativo, a todas as forças vivas do município para juntos construírem uma solução que seja menos impactante possível. Assim como comentou sobre a zona de amortecimento, e ficou aberto a questões. 
O presidente Jeferson Pires, passou a palavra ao vereador Renan Bender, que na sua manifestação questionou quanto a Orizicultura na região, como ficaria. Ivo respondeu não saber ao exato, mas teoricamente já é uma das mais sustentáveis do Rio Grande do Sul, e comentou sobre o selo IRGA de qualidade.O vereador Cristian Tobias comentou a questão política da coisa, além das questões técnicas que relatou que é preciso que tenhamos esta firmeza, comentou estar atento a este assunto, e que o deputado Edson Brum está estudando algumas propostas. Solicitou a Assembleia Legislativo do RS que realize em tempo hábil uma audiência pública em Quaraí para direcionar devidamente a condução dos trabalhos. O vereador Fabrício Alves comentou sobre estas reuniões técnicas se estão sendo  feitas em Quaraí, e fez das palavras do vereador Cristian as suas. Ivo comentou não saber das reuniões técnicas, embora saiba que ocorreram visitas ao Cerro do Jarau.
O vereador Carlos Gadret comentou sobre as questões do Estado e do Governo Federal, e falou sobre essas teses e a estatística das áreas de proteção, comentou sobre o poder do Sindicato Rural e que é bom haver esta participação. O vereador Claudio Bueno falou sobre sua surpresa nesse processo todo. “Quando se vai a Uruguaiana, dizem que o Cerro do Jarau era deles, mas o que importa é que tem algo em andamento e diz respeito a nós, pois o Cerro é nosso, porém somos preconceituosos quanto a formação de ideiais, mas o que temos que analisar é o fundamento, temos que refletir muito a respeito, mas temos que ver de perto  esse projeto impactante. No momento que se faz este projeto a coisa vai mudar, mas o que temos que ver é os pros e contras”. 
O presidente comentou sobre este trabalho que leva o símbolo da Secretaria do Governo do Estado e que é uma coisa séria. A vereadora Fabiana Saldanha comentou que deve-se ir atrás destas atas das reuniões, onde os moradores comentaram que não foram consultados, nem feito uma reunião com os mesmos. Pronunciaram-se também os proprietários rurais do Jarau, Leandro da Luz Giudice e Carlitos Giudice, em favor do movimento do Sindicato e dos legisladores. Jeferson  Pires pediu ao presidente do Sindicato  que o colocasse a par de tudo  e que vão tentar contato para saber o que se pode fazer a respeito junto aos demais moradores
 
Fonte: Folha de Quaraí