Os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos
O primeiro dia de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 211.667 inscritos até as 19h, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o MEC, o número representa mais que o dobro do total verificado no primeiro dia da mesma edição de 2013, quando 84.456 candidatos se habilitaram às bolsas disponíveis.
Nesta edição, o prazo foi reduzido de cinco para três dias, e as inscrições terminam quarta-feira. O ProUni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação. A seleção ocorre duas vezes por ano. Os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições. Para isso, é preciso ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.
O candidato também deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.
Cronograma do ProUni
— Inscrições: de 9 a 11 de junho
— Resultado da primeira chamada: 15 de junho
— Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
— Resultado da segunda chamada: 4 de julho
— Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
— Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
— Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho
Fonte: Agência Brasil