Um dos eventos mais aguardados na noite de 31 de dezembro, concorrendo com o Réveillon, a tradicional corrida de rua São Silvestre, terá a presença de quatro alegretenses.
Os atletas Roberto Bicudo, João Augusto Pedroso, Nilton Bicudo e Osvaldo Kemmerich estão entre os milhares de corredores confirmados para este ano.
A Corrida de São Silvestre é a mais emblemática das corridas no Brasil. Milhares de pessoas envolvidas na mesma festa, largando na avenida Paulista prontas a percorrer os 15 km de subidas e descidas, transmitida pela rede Globo.
Você pode fazer um Ironman, correr uma ultramaratona, mas mesmo assim alguém vai perguntar: “Você já fez a São Silvestre?”
Os alegretenses da equipe de corrida de rua Centauro estão numa luta diária para conseguir chegar até São Paulo. As inscrições estão confirmadas, as passagens de ida já foram adquiridas, a corrida agora é conseguir com empresários e apoiadores locais, valores para o retorno e a alimentação dos atletas.
Dia 31 de dezembro é a data da Corrida Internacional de São Silvestre que, na temporada 2015, completará sua 91ª edição. As inscrições para a principal disputa de rua da América Latina bateram o recorde histórico este ano, com mais de 38 mil inscritos.
A corrida, mais uma vez, será realizada no período da manhã. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.
O percurso de 15 km passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca e chegada frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.
A prova chega à sua 91ª edição sem qualquer interrupção. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1924, foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial.
“Vamos participar da maior corrida do País, e o Alegrete estará representado”, comemora Bicudo.
Já João, comenta sobre o empenho e trabalho da equipe Centauro em levar os atletas até São Paulo. “Nossa cidade não tem seletiva, aí fomos buscar apoio para garantir a presença da cidade na São Silvestre.
Para Osvaldo Kemmerich, será uma prova especial. Acostumado a correr rústica, ele imagina que a corrida é uma conquista para um atleta amador. “Sair daqui de Alegrete e correr uma das maiores provas do mundo é realmente contagiante”, comemora o corredor.
Acostumado a correr maratonas, provas de circuito com participação na Meia do Rio, Nilton Bicudo faz planos de “tempo”. Vai correr de olho no relógio, quer disputar e não participar, entrega o atleta. “A gente passa por muitos obstáculos, e quando tem essas oportunidades tem que mostrar nosso valor”, protesta o fundista.
Sem patrocinadores, os atletas embarcam no próximo dia 27, rumo a São Paulo. Serão horas dentro de um ônibus até chegar a capital paulista para participar da famosa São Silvestre.
Osvaldo 41 anos; Roberto Bicudo 47; Nilton 37 e João Augusto Pedroso 37 anos, farão parte da maior representação de atletas alegretenses na prova que já bate o recorde de inscritos, cerca de 40 mil corredores vão participar da edição 2015.
Quem quiser ajudar os atletas é só entrar em contato pelos telefones (55 96663044) ou (55 91676258).
Neste final de semana, os atletas realizam o último treino antes da viagem. Todos, na certeza que vão conseguir o objetivo de bem representar o Alegrete em mais uma prova internacional.
Por: Júlio Cesar Santos