A proposição da vereadora Iva Aquino do PSDB é de que os motoristas que estacionam seus veículos, nos locais destinados ao rotativo, para ir em farmácias tenham uma tolerância, de 15 minutos, e não paguem o estacionamento. Só passem a ser cobrados a partir deste tempo.
Primeiramente, a proposição foi vetada pelo Executivo, mas o projeto voltou à Câmara e novamente foi analisado pela Casa. Após a discussão, foi à votação e por maioria foi acatada pelos vereadores, que derrubaram o veto do Executivo e promulgaram a proposição.
Agora está na Lei do Rotativo e vale a quem usar esta tolerância apenas para comprar medicamentos e outros itens nas farmácias de Alegrete, que ficam na área deste estacionamento.
Iva Aquino explica que, mesmo sabendo que agora é Lei, alguns agentes de trânsito estavam multando os motoristas que paravam rápido para ir comprar medicamentos.
“Temos que ter a consciência e a responsabilidade de usar este direito de forma justa e respeitosa, afinal quem vai a uma farmácia comprar remédios é porque está com algum familiar precisando deste item, e tem como provar com a receita, lembra a vereadora. Todo e qualquer direito, assim como os deveres dos cidadãos devem ser fiscalizados pelos órgãos competentes, salientou.