Recicle CAAL – o diferencial de cuidado com o meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a ecologia é assunto recorrente e globalizado, tornando as pessoas cada vez mais bem informadas sobre o assunto, criando uma geração de entusiastas e críticos sobre as ações que o ser humano tem desenvolvido a favor ou contra o nosso planeta.

Usar de forma racional os recursos naturais e preservar os escassos meios que temos para sobreviver, tornou-se imperativo. Partindo dessa premissa, muitas empresas já perceberam que o seu papel vai além de produzir bens e serviços, envolve a preocupação em buscar maneiras e formas de usar o que a natureza nos emprestou. Para isso, desenvolvem projetos e ações junto aos seus públicos internos e externos, tornando as organizações cada vez mais “verdes”.

Meio ambiente amplia coleta seletiva em Alegrete


Em Alegrete pode-se observar a CAAL como uma das empresas que tem a preocupação em desenvolver e aplicar ações voltadas aos cuidados com o meio ambiente. O Recicle CAAL é um projeto desenvolvido pela cooperativa voltado à sustentabilidade, através do destino correto e o reaproveitamento de resíduos descartados em suas unidades produtivas.

Homem, alcoolizado, ameaça colocar mulher e filhos para fora de casa

O conjunto de ações busca envolver todos os públicos da Cooperativa Agroindustrial Alegrete, desde os funcionários, passando pelos associados e terminando nos clientes.


O projeto Recicle CAAL tem por objetivo conscientizar as pessoas de que é possível produzir e reciclar boa parte dos materiais utilizados, tanto no ambiente empresarial quanto doméstico, pois a reciclagem oferece benefícios sanitários, melhorando a saúde pública; ambientais, evitando a poluição da água e do ar; econômicos, ao diminuir custos e aumentar a rentabilidade das empresas; sociais, ao oferecer alternativa de emprego e renda a muitas pessoas e educacional, por proporcionar oportunidade de aprendizagem a alunos e professores.

O QUE É RECICLAGEM?
Reciclagem é o retorno da matéria-prima ao ciclo de produção do qual foi descartado. O termo, porém, já vem sendo usado popularmente para designar o conjunto de técnicas envolvidas nesse processo: a coleta dos materiais que se tornariam lixo (ou que já estão no lixo), a separação desses materiais e o seu processamento.
POR QUE RECICLAR?
A reciclagem de materiais é muito importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Além disso, reciclar causa menos poluição ao ar, à água e ao solo.
Nos países desenvolvidos como França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino dos detritos e o consumidor também tem que fazer a sua parte. Quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, por exemplo, é preciso entregar a pilha usada.
Vantagens da reciclagem:
· Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora e imagine quantas árvores poderia ter preservado.
· Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerante você já jogou fora até hoje? Saiba também que uma lata de alumínio leva de 80 a 100 anos para decompor-se.
· Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Em compensação, quando não é reciclado, o vidro pode demorar 1 milhão de anos para decompor-se.
· A reciclagem favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas. A reciclagem gera renda pela comercialização do material a ser reciclado. Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.
COMO RECICLAR
Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente. (Veja o que é coleta seletiva no item seguinte).
Veja exemplos de materiais recicláveis:
– Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
– Vidros: garrafas, copos, recipientes.
– Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
– Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os materiais recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
Atenção:
Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo: garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.
As cores na reciclagem
AZUL – papel/papelão; VERMELHO – plástico; VERDE – vidro; AMARELO – metal; PRETO – madeira; LARANJA – resíduos perigosos; BRANCO – resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; ROXO – resíduos radioativos; MARROM – resíduos orgânicos; CINZA – resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Outro exemplo de sustentabilidade desenvolvido pela CAAL é a utilização de casca de arroz na queima para gerar energia elétrica através de sua Usina Termoelétrica. A casca que antes era jogada na natureza, agora se transforma em energia elétrica limpa e renovável. Também outra ação de forte cunho sustentável é o recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, conforme agendamento pelos associados e clientes, evitando que os resíduos restantes nos frascos sejam jogados nos cursos d’água, preservando os mananciais para as futuras gerações.
A CAAL é pioneira no uso das sacolinhas feitas com plástico oxibiodegradável, uma sacolinha que possui os mesmos atributos que a convencional (mantendo a mesma resistência), porém tem um período muito mais curto de degradação no meio ambiente, que pode variar de 1 a 6 anos, conforme a graduação do plástico, sendo extremamente rápido, considerando os 400 anos de prazo para a degradação do plástico tradicional.
Sabedora que suas sacolinhas também são utilizadas no recolhimento do lixo doméstico, a CAAL, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adotou cores diferentes em suas sacolinhas, uma maneira de estimular a separação do lixo na casa dos seus clientes.
A loja da CAAL Centro Comercial utiliza sacolinhas usando a tecnologia oxibiodegradável, pois mesmo que parte destas sacolas caiam na natureza, o impacto ambiental será minimizado várias vezes.
Entenda como funcionam as embalagens oxibiodegradáveis
A oxibiodegradação de um plástico é um processo em dois estágios no qual (1) o plástico é convertido pela reação com o oxigênio em fragmentos moleculares que são passíveis de serem umedecidos por água, e (2) essas moléculas oxidadas são biodegradadas (convertidas em dióxido de carbono, água e biomassa por microorganismos).
A poluição dos recursos hídricos implica na diminuição da disponibilidade de água com qualidade para os diversos tipos de usos. Essa escassez tem promovido ações diversas, uma delas é a implantação de programas de conservação da água em diversos países para garantir o atendimento das diferentes demandas pela água, tanto no aspecto quantitativo como no qualitativo. A CAAL adotou uma política de incentivo ao uso adequado da água que envolve ações tecnológicas e mudanças culturais para a conscientização de seus funcionários quanto ao desperdício de água.

Com informações da CAAL