Intenção é que sejam reservadas vagas para concorrentes do processo seriado
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ingressou, na tarde desta terça-feira, com recurso que suspende a liminar da Justiça Federal referente à aplicação do vestibular ainda neste ano. Agora, o documento será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que irá se manifestar pela manutenção ou não do processo seletivo neste ano. O tribunal, por sua vez, não tem prazo para emitir sua decisão. Ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O reitor da UFSM, Paulo Burmann, explica que o recurso foi elaborado no sentido de preservar a autonomia da universidade. Também foi feita uma defesa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como melhor forma de ingresso no Ensino Superior.
Em 5 de junho, entidades entraram com ação na Justiça Federal contra a UFSM. O pedido era para que o vestibular fosse aplicado ainda neste ano. Cerca de duas semanas depois, o juiz Loraci Flores de Lima emitiu liminar suspendendo a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade de usar 100% a nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Fonte: Diário de Santa Maria