A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Alegrete, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da Zona Leste, realizou no último dia (19) o encontro mensal com as orientadoras educacionais das escolas daquele território, pertencentes tanto à rede de ensino estadual quanto municipal.
Temas como abuso sexual, condicionalidades do Programa Bolsa Família e relações interpessoais no contexto escolar pautaram a reunião realizada no CRAS Leste. “É um projeto que foi implantado no ano de 2014 e que este ano estamos fortalecendo”, conta a coordenadora do CRAS Leste, Raquel Mesquita.
A iniciativa de reunir as orientadoras, mensalmente, para produção de reflexões e busca de alternativas surgiu da percepção da equipe do CRAS de que o trabalho é mais eficaz junto à comunidade quando a parceria é estabelecida entre os serviços. “Entendemos que a educação é o meio mais eficaz para a transformação social e, portanto, a assistência social e a educação devem estar abraçadas em prol da comunidade”, afirma o psicólogo Márcio Duarte.
A próxima reunião já está definida para o dia 18 de junho, a partir das 9h. A atividade programada será exibição e debate dos vídeos do DVD “Que abuso é esse?” produzidos pelo canal Futura.