Ronda Noturna da Assistência Social resgata casal que morava na rua

Na última semana, mais um grande trabalho foi realizado através da Secretaria de Assistência Social do Município. Por meio da Ronda Noturna, com apoio da Brigada Militar e Samu, um casal foi retirado da rua depois de várias tentativas. Nas primeiras abordagens eles fugiram, contudo, à noite, devido ao estado de debilidade e todas as denúncias referentes ao casal, a ação conjunta teve êxito e a mulher ficou internada na ala psiquiátrica da Santa Casa.

De acordo com a secretária Iara Caferatti, muitas vezes, a equipe é recebida com resistência, porém, todo o trabalho é voltado a suprir as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação é para identificar e acolher principalmente pessoas que ficam nas ruas devido à dependência química ou do álcool. Todas as noites, a equipe circula nos locais mais propícios onde eles ficam, como Estação Rodoviária, Maria Fumaça, Centro Cultural, Praças e arredores do centro.

No caso desse casal, a mulher já estava numa situação critica em razão da dependência do crack e álcool. A avaliação dela foi muito mais preocupante do que o companheiro, que também e usuário.

A Secretária explica que cada caso é tratado de forma individual. Há aqueles em que se faz necessário o apoio do SAMU e da Brigada Militar, pois a pessoa está em uma situação de drogadição ou de alcoolismo e não tem condições de responder por si. É feito o encaminhamento inicialmente à UPA e, posteriormente, à rede de proteção para atender o caso, CAPS AD, CAPS entre outros. Também é oferecido alimentação e cobertores, em dias frios.

Se alguém perceber alguma pessoa em situação de vulnerabilidade pode entrar em contato através do telefone 55 9 9148 4037.

Flaviane Antolini Favero