Rubro-negro alegretense completa 57 anos de história e formação de atletas

O Clube Escola de Futebol Flamengo foi fundado em 14 de julho de 1963, pelo até hoje presidente Antônio Carlos Fagundes, o Toninho.

 

Ao longo das décadas, o Flamengo tornou-se referência pelo seu trabalho nas categorias de base, revelando inúmeros atletas, não apenas para a dupla Grenal, como também para clubes de todo país.

O Flamengo é conhecido nacional e internacionalmente por ser, com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Federação Gaúcha de Futebol, o organizador e idealizador do Efipan, torneio de futebol infantil mais tradicional do mundo, reconhecido pela FIFA, Comenbol e CBF.

Grandes jogadores, como Ronaldinho Gaúcho, Emerson (técnico atual do Grêmio), Diego; Mineiro;, Alexandre Pato, Tévez, Riquelme, Cambiasso e Neymar, entre muitos outros, tiveram o primeiro destaque de suas carreiras participando do encontro.

Em 2008, o Flamengo estreou em campeonatos profissionais, disputando a segunda divisão do campeonato gaúcho. Após um início promissor, quando empatou o primeiro jogo contra o tradicional São Paulo de Rio Grande em casa, e venceu o Bagé, fora por 1 a 0, a equipe desandou e acabou eliminada na primeira fase, ficando em sétimo e último lugar na chave 2.

Atualmente o rubro negro alegretense disputa o gauchão sub-17 na série “B” e contempla garotos nascidos a partir de 2006, com treinamentos na base, preparando para futuras competições.

Além de participações em torneios fora do Brasil, o Flamengo de Alegrete é reconhecido mundialmente e conta com a credibilidade por onde passa. O eterno presidente Toninho Fagundes ocupa o cargo desde a fundação do clube e no mês de agosto vai comemorar os 52 anos numa festa com os craques do passado e do futuro.

Com suas atividades paradas por conta da pandemia, o Flamengo comemora sua trajetória ao longo dos seus 57 anos, sem festa e sem bola rolando. A comemoração é dupla, pois neste mês completou 40 anos de realização do maior encontro de futebol infantil da América.

Júlio Cesar Santos                                            Fotos: arquivo CEF